Vereadores de Ijuí apresentam moção de apoio ao projeto do Hospital do Câncer Infantil

  • 19 de março de 2024
camara

O projeto do Hospital do Câncer Infantil do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) foi apresentado para os vereadores de Ijuí durante a Sessão Plenária desta segunda-feira, dia 20, a convite do propositor Beto Noronha (PT) e do atual presidente do Legislativo, José Ricardo Adamy da Rosa (MDB). Representaram o HCI na ocasião, o presidente Douglas Prestes Uggeri; o vice-presidente, Marco Sagave; a diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni; e o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.

“O câncer atinge cerca de 600 crianças no Estado por ano e, infelizmente, o tratamento é extremamente caro e longo, de cerca de seis meses a um ano de tratamento. Imagine um pai ou uma mãe, morador de nossa região, ter que se deslocar para Porto Alegre ou Passo fundo para o filho fazer um tratamento, ficar nessa cidade por seis meses ou um ano, sem uma estrutura. Estamos lutando para termos um hospital em Ijuí para atender a demanda de mais de 40 municípios da região Noroeste e Missões”, pontuou o presidente Douglas Prestes Uggeri, em seu discurso.

Em reunião na última semana com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, a direção do HCI recebeu o apoio do Governo do Estado, que encaminhará a pauta ao Ministério da Saúde durante visita que ocorrerá nas próximas semanas. “A nossa secretária foi extremamente positiva sobre o projeto, garantindo que será uma intermediadora junto ao Governo Federal. Precisamos de grandes lideranças ao nosso lado, que confiem no trabalho do HCI e lutem conosco pelo objetivo de levar saúde de qualidade para a população”, disse o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, salientando a importância do apoio do Legislativo ijuiense.

Os vereadores assinalaram positivamente ao projeto do Hospital do Câncer Infantil e entregaram, ao fim da Sessão Plenária, uma moção de apoio às lideranças do HCI, aprovada por unanimidade. “Entendemos que o Hospital de Clínicas Ijuí desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde à comunidade, e a iniciativa de estender sua atuação para a área oncológica pediátrica reflete o comprometimento desta instituição com o bem-estar da população local e regional”, cita parte do documento, que será anexado ao projeto.

A obra do Hospital do Câncer Infantil deverá contemplar uma área de 2,7 mil metros quadrados, com dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica – que terão seu uso estendido para além do atendimento oncológico –, além de 20 leitos de internação e uma área dedicada ao acolhimento das famílias dos pacientes. O projeto está orçado em R$30 milhões e deve ser viabilizado pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.

error: Este conteúdo está protegido!