Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON

IMG_64022

O Hospital de Clínicas Ijuí possui o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência para mais de um terço da população do Estado e mantendo uma oncologia adulta que atende cerca de 95% via SUS.

Com mais de 20 anos de atuação, está organizado para proporcionar aos pacientes oncológicos de toda a macrorregião, assistência qualificada e humanizada. Os serviços disponibilizados vão desde consultas especializadas em oncologia, quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgias oncológicas e reparadoras, até assistência através de equipes multiprofissionais compostas por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e equipes administrativas de apoio.

Em 2023, o Ministério da Saúde anunciou recursos para a compra de um novo Acelerador Linear destinado ao serviço de Radioterapia do Cacon, que deve chegar ao hospital já em 2024. O novo equipamento qualificará o atendimento, diminuindo o número de sessões e tornando o procedimento menos invasivo. Outra conquista recente foi o contrato assinado pelo Governo do Estado para ampliar a realização de procedimentos e diagnósticos em Oncologia, que possibilitou novos 3.371 cirurgias e exames.

Neste ano, foram realizados os primeiros procedimentos de Radiocirurgias, técnica que utiliza feixes de radiação em dose única para tratar tumores e malformações arteriovenosas cerebrais, não requer cortes, anestesia ou internação hospitalar. Tem menor efeito adverso e resultados rápidos, além de não ser invasiva. No HCI, o procedimento é feito por uma equipe altamente qualificada e experiente.

Após longa espera, o HCI também recebeu o repasse do recurso captado pela Instituição através do Fundo Municipal do Idoso, que será investido na reestruturação da estrutura do Cacon. Ainda, para qualificar o atendimento, as doações do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), irão viabilizar a compra de um novo aparelho de Braquiterapia, equipamento utilizado em casos de câncer de colo uterino.

error: Este conteúdo está protegido!