Rumo aos 90 anos, HCI avança em reestruturação, investimentos e transformações na área da saúde

  • 20 de dezembro de 2024
imprensa

Referência para mais de 280 municípios da macrorregião, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) tem se reinventado nos últimos anos, passando por uma ampla reestruturação. Comprometida com a transparência, a diretoria celebra os resultados positivos alcançados desde 2021, quando a atual gestão, liderada pelo presidente Douglas Prestes Uggeri, iniciou um trabalho intenso para equilibrar as contas, sem perder de vista a missão da instituição: proporcionar atendimento de qualidade e excelência à população.

Com a chegada de 2025, ano em que o HCI celebrará 90 anos de história, os desafios permanecem, mas as perspectivas para o futuro são promissoras. Nesta sexta-feira, 20, as lideranças do hospital se reuniram com a imprensa para apresentar o balanço de 2024 e compartilhar as metas e estratégias para o próximo ano.

Destaque em eficiência
Em 2024, o HCI obteve resultados expressivos, ampliando o número de internações em relação ao ano anterior, graças a uma gestão eficiente que reduziu a média de permanência hospitalar. Isso possibilitou o atendimento de mais pacientes, com ajustes na operação assistencial, como a antecipação de exames e altas, sempre que possível. Além disso, o hospital priorizou a internação de casos de alta complexidade.

“Somos um hospital de alta complexidade e precisamos atender pacientes que exigem esse nível de cuidado. Só trazemos para cá casos graves, pois é nesse tipo de atendimento que conseguimos realmente salvar vidas”, explica o diretor executivo do HCI, Jeferson Machado Pereira.

Hospital opera no positivo
Após enfrentar uma fase financeira difícil, o HCI conseguiu reduzir consideravelmente o endividamento desde o início da atual gestão. Em 2024, a instituição encerrou o ano com superávit e projeta crescimento sustentável para 2025.

“O excedente nos permite amortizar as dívidas e foi resultado de decisões, algumas inicialmente vistas como antipáticas, mas que foram essenciais para ‘organizar a casa’. Se o cenário atual se mantiver, estamos caminhando para uma estabilidade financeira sólida. Acredito que, daqui para frente, o HCI só vai crescer”, afirma Pereira.

Investimentos para 2025
O presidente Uggeri destaca o ano de 2024 como um marco de grandes investimentos em infraestrutura, tecnologia e parcerias estratégicas. Ele compartilha também as expectativas para 2025.

“Costumo dizer que o HCI é um canteiro de obras. Estamos renovando a fachada do hospital, finalizando o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e concluindo a Clínica Médica. Para o próximo ano, teremos o início da ampliação da UTI, melhorias na hemodinâmica e aquisição de equipamentos de ponta, como uma nova braquiterapia, um acelerador linear e um PET-CT. Estou confiante de que, em breve, o HCI terá o maior parque tecnológico do interior do Rio Grande do Sul”.

Hospital do Câncer Infantil: um sonho em projeção
Em 2025, ao completar 90 anos, o HCI terá seus olhos voltados para o futuro, com a grande prioridade de viabilizar a construção do Hospital do Câncer Infantil. O presidente reforça a importância desse projeto:

“Esse é o nosso grande sonho para o próximo ano, e estamos confiantes de que podemos realizá-lo. Temos o apoio de grandes lideranças que entendem a transformação que esse hospital trará para a saúde das nossas crianças, não só de Ijuí, mas de toda a região. Atualmente, quando uma criança precisa de UTI pediátrica, é encaminhada para Santa Maria ou Erechim. Quando precisa de tratamento oncológico, é enviada para Passo Fundo, Santa Maria ou, muitas vezes, Porto Alegre. É essa realidade que queremos mudar”, afirmou o presidente.

Para viabilizar o Hospital do Câncer Infantil, o HCI busca um investimento de R$ 36,5 milhões. A instituição aguarda a visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade, programada para março de 2025, com a expectativa de um apoio positivo do Governo Federal, que já demonstrou interesse em apoiar a concretização dessa obra fundamental para a saúde das crianças da região.

error: Este conteúdo está protegido!