Projeto do Hospital do Câncer Infantil de Ijuí é apresentado para secretária Estadual de Saúde

  • 14 de março de 2024
hciarita

A diretoria do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) apresentou, nesta quinta-feira (14), o projeto de construção do Hospital do Câncer Infantil para a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. No encontro, que ocorreu na sede da Secretaria, em Porto Alegre, o grupo pediu apoio para intermediação na busca por recursos para as obras junto ao governo federal.

Em sua fala, o presidente do HCI, Douglas Uggeri, destacou a importância da iniciativa não apenas para Ijuí, mas para as regiões Noroeste e Missioneira, que abrangem mais de 40 municípios.

“As distâncias nas nossas regiões são muito grandes. Visitamos todos os municípios da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde e eles estão conosco nessa causa”, afirmou Uggeri. “Queremos que o Estado seja parceiro, intermediando a conversa com o governo federal”, continuou.

O projeto contempla uma área de 2,7 mil metros quadrados, com dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica – que terão seu uso estendido para além do atendimento oncológico –, além de 20 leitos de internação e uma área dedicada ao acolhimento das famílias dos pacientes.

“Temos que pensar no hoje, ver o legado do ontem, mas precisamos olhar para o futuro”, disse Arita, ao falar sobre a importância de projetos que beneficiem o Estado a longo prazo.

A secretária solicitou que o HCI encaminhe um ofício à pasta solicitando uma Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que, posteriormente, será encaminhada ao Ministério da Saúde. Arita prometeu também levar a pauta para o Ministério durante uma visita que ocorrerá na Secretaria nas próximas semanas.

“Esse aceno positivo à CIB era o nosso objetivo. Acreditamos, mais do que nunca, que o nosso sonho, que virou projeto, vai ser uma realidade e vai resolver a questão da UTI pediátrica, que é um gargalo na região”, comemorou o presidente do Hospital.

Também estiveram na reunião o vice-presidente do HCI, Marco Sagave, o diretor de Relações Institucionais do Hospital, Allan Fonseca, o deputado Gerson Burmann, o presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, José Ricardo Adamy da Rosa, e um representante do deputado estadual Claudio Tatsch.

Referência para mais de um terço da população do Rio Grande do Sul e com o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do interior do estado, o HCI tem 79% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém uma oncologia adulta que atende 95% via SUS.

error: Este conteúdo está protegido!