Primeiro Banco de Leite do interior do Estado celebra o Agosto Dourado

  • 5 de agosto de 2021
agosto-dourado-banco-de-leite-e-obstetricia-2-okd1613f10b39e5101a7df5640d1992834

Com o tema Proteja a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada, a campanha Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno e busca sensibilizar a sociedade quanto à naturalidade do ato de alimentar o bebê em público, sem o constrangimento que muitas mães relatam, além de destacar a importância dos Bancos de Leite Humano (BLH). Neste ano, em meio à pandemia, a campanha traz como foco a importância da atuação inter e multissetorial em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar, da saúde e do bem-estar do recém-nascido e das crianças. Proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou doação de leite humano, é uma responsabilidade social compartilhada.
A amamentação exclusiva dos bebês durante os primeiros seis meses de vida é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado da saúde das crianças, e indicado até os dois primeiros anos de vida. Com intuito de reforçar essa importância, dentro da Semana Mundial do Aleitamento Materno (Smam), o Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), primeiro a ser instituído no interior do Estado, em 13 de agosto de 1984, realiza uma série de ações envolvendo mães, bebês e as unidades da instituição. Cabe salientar que todos os setores envolvidos diretamente nos cuidados com as gestantes e bebês formam uma Rede de Apoio para promover e proteger a amamentação.
Os colaboradores dos setores Ambulatório Gestante de Alto Risco (Agar), Banco de Leite Humano, UTI Neo Natal, Clínica Obstétrica e Centro Cirúrgico do HCI estão sendo constantemente capacitados e instituíram ações em suas rotinas que favorecem o aleitamento materno exclusivo, como cartilha de orientações no pré-natal, contato pele a pele imediatamente após o nascimento, independentemente da via de parto, amamentação na primeira hora de vida, não utilização de bicos artificiais e fórmulas lácteas, e auxílio constante durante o período de internação e após alta hospitalar.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, anualmente realizada de 1º a 7 de agosto, foi instituída em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e é o principal movimento em defesa da amamentação, que a partir do tema trabalhado, visa reforçar a importância do envolvimento de toda a sociedade na proteção e apoio.
Em níveis ideais, a amamentação pode prevenir mais de 820 mil mortes de crianças menores de 5 anos por ano no mundo, conforme dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição e Infantil (Enani).
O HCI preza que toda família tenha apoio necessário para amamentação, desde o nascimento, com o incentivo do Banco de Leite em todas as fases. Para mais informações, entrar em contato pelo whatsapp 9 9213 0248.

error: Este conteúdo está protegido!