Patrulha Rosa do HCI intensifica ações

  • 21 de outubro de 2022
img-86283d067c1983920db8bfd40a936e6d5ec2

A Patrulha Rosa do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), grupo multidisciplinar formado por colaboradoras da Instituição que realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama junto à comunidade, tem suas atividades intensificadas neste mês devido à campanha Outubro Rosa.

Na manhã de hoje, a convite da Sicredi das Culturas RS/MG, a Patrulha Rosa participou de momento promovido pelo Ciclo de Crédito, da Cooperativa, para falar sobre a importância do tema com os colaboradores do setor. Participaram as profissionais do Cacon, a fisioterapeuta, Carla Muraro, a enfermeira gestora da Quimioterapia, Juliane Nicoletti e a assistente social, Ivanir Fischer; e do HCI Imagem, a coordenadora Letícia Perobelli e a técnica em Radiologia, Fabiana Dobler.

Importante momento de informação e orientação, as profissionais do HCI falaram sobre sintomas e a importância de estar atento ao corpo, realizando o autoexame periodicamente, o que ajuda a perceber alterações nas mamas e axilas, e também de realizar os exames preventivos, uma vez que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. A fala foi direcionada também aos homens presentes no encontro, uma vez que também podem ser acometidos por câncer de mama. Com ajuda da “Mama Amiga”, uma modelo didático feito de silicone, foram demonstrados aspectos normais e comuns nas mamas e quando há presença de nódulos cancerosos ou benignos. Também foram tiradas as dúvidas sobre o exame de mamografia, muitas vezes temido, por falta de conhecimento da mulheres sobre o seu funcionamento.

Nesse ponto, a Patrulha evidenciou a tecnologia disponibilizada pelo HCI, que possui um dos Centros de Diagnóstico por Imagem mais completos e modernos do Estado e conta com um aparelho de mamografia digital, que reduz o desconforto no momento do exame. Neste mês, para incentivar as mulheres, o HCI Imagem oferece o combo de ultrassonografia e mamografia pelo valor de R$ 200, e a realização dos exames de  convênio sem coparticipação.

Além das orientações voltadas ao diagnóstico precoce, a manutenção da hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e prática regular de atividade física para a prevenção, também foram evidenciados, pois o sobrepeso e obesidade, consumo de cigarros e excesso de álcool são apontados por estudos científicos como fatores ligados a um risco aumentado de câncer de mama.

Na próxima segunda-feira, dia 24, a Patrulha Rosa participa de evento promovido pela agência da Sicredi em Entre-Ijuís, no Parador 8, a partir das 19h, direcionado às associadas. Amanhã, a Patrulha participa de ação realizada pela Igreja Batista Salém, no Centro.

Já o HCI organiza sua programação especial do Outubro Rosa para o dia 31 de outubro. Papo de Mulher: uma conversa sobre autoestima vai ocorrer no auditório da Instituição, a partir das 14h, com música, depoimentos, dicas de beleza, coffee e sorteio de brindes. “É um momento pensado para nossas colaboradoras em que vamos falar sobre prevenção, mas também sobre autocuidado, autoestima, de se priorizar. Uma das grandes preocupações do HCI é proporcionar cada vez mais prevenção em Saúde a seus colaboradores, criando esses espaços valiosos para a troca de experiências, para informação e acolhimento”, comenta a assessora de Comunicação, Deise Morais.

Desde o início do ano, até o dia de hoje, o Cacon recebeu 1318 novos casos de câncer, dos quais, 332 são de mama, o que representa 25,18% do total de pacientes novos em tratamento; em 2021, o câncer de mama respondeu por 22,43% dos casos.

error: Este conteúdo está protegido!