Ministério da Saúde e HCI ampliam atendimentos em Alta Complexidade

  • 14 de dezembro de 2021
roger-zanadrea74a175cfbeac6a8a74245c3820550d0f

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) amplia seus serviços em Alta Complexidade e se consolida como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, dia 14, habilitando a Instituição de Saúde em mais um importante serviço a ser prestado a pacientes de Ijuí e região pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A busca pelo credenciamento teve início há cerca de um ano, com a criação do protocolo de atendimento à AVC na Emergência do HCI, treinamento das equipes técnicas assistenciais, organização dos leitos e da equipe multidisciplinar, com a contratação de profissionais. “As unidades de AVC têm o objetivo de ter uma equipe multidisciplinar, especializada no atendimento ao AVC”, explica o coordenador do Centro de AVC do HCI, médico neurologista Roger Zanandréa. “Passamos a ser referência para investigação e tratamento destes pacientes. Em um primeiro momento, teremos que realizar treinamentos, o que envolve um trabalho extenso com o Samu, UPA e Postos de Saúde, para que esses pacientes sejam encaminhados com brevidade, reduzindo as sequelas e melhorando o tratamento.”
Ao se tornar um Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC – Tipo III, o HCI passa a contar com 10 leitos credenciados ao Ministério da Saúde, prestando atendimento completo ao paciente, desde a Emergência, com o tratamento agudo do AVC isquêmico e a utilização de medicação trombolítica para dissolver coágulos no sangue, reduzindo assim as sequelas a longo prazo, passando pela investigação da etiologia de AVC, por meio de exames cardíacos e vasculares, chegando à reabilitação, incluindo fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, além de médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem. “Esse paciente vai ser visto por uma equipe familiarizada ao tratamento de AVC, o que melhora bastante a qualidade do atendimento”, acrescenta Zanandréa.
O médico destaca que a conquista é resultado de um trabalho que envolveu as equipes de profissionais do HCI, que organizou os leitos e a documentação necessária, e a diretoria que levou o projeto a Brasília em busca de apoio de parlamentares e do Ministério da Saúde. “Sempre pensamos em nossos pacientes e nos benefícios que terão. O AVC é a doença que mais causa incapacidade no mundo, deixando sequelas, e a pessoa fica dependente em atividades do dia a dia, deixando de trabalhar e precisando de cuidados de outras pessoas. O Centro de AVC do HCI realizará o tratamento na fase aguda, permitindo a redução destas sequelas, o grau de dependência e melhora da funcionalidade a longo prazo. Também preveniremos novos eventos, com a investigação dos pacientes, tratando as causas e prevenindo novas isquemias.”
Já, o Hospital sobe mais um degrau na qualificação do atendimento que presta, se diferenciando. “O HCI tem buscado essa melhora em várias áreas e a Neurologia dá um passo importante. O AVC é uma doença de alta prevalência, além de causar incapacidade, é uma das principais causas de morte, devido a complicações, como as infecções pulmonares. Melhorando o atendimento aqui, serão reduzidas as complicações, prevenindo infecções e melhorando a funcionalidade. A direção está buscando essa qualidade e diferenciação no atendimento, e quero agradecer toda a equipe que está trabalhando no protocolo e na organização e viabilização dos leitos”, frisa o médico neurologista.
O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, comemorou a conquista. “No primeiro ano de nosso governo fizemos uma interação com o Sistema de Saúde do município, e estamos sintonizados com a diretoria do HCI, liderada pelo doutor Douglas, que tem se mostrado um competente gestor e tido cuidado de envolver todos da diretoria voluntária na busca por melhorias para o HCI, a exemplo desta, do AVC”, acentuou.
O presidente do HCI, Douglas Uggeri, destaca que as conquistas recentes foram possíveis graças ao entendimento da comunidade de que o Hospital é fundamental para o desenvolvimento da região. “Buscamos o respaldo, tanto dos municípios, Estado e União, com o propósito de fortalecer o HCI como a referência macrorregional que atende a quem mais precisa.”

error: Este conteúdo está protegido!