MEC elogia HCI como campo de estágio

  • 27 de agosto de 2021
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Toda a Rede de Saúde de Ijuí passou por avaliação de equipe da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC)para acompanhar o andamento do curso de Medicina no município. Foram dois dias de visita in loco que teve como objetivo principal confirmar que o Município está cumprindo com aquilo que foi proposto ao solicitar o curso de Medicina ao programa Mais Médicos, do governo federal.

Na quinta-feira, dia 26, as avaliadoras do MEC, Maria Cristina Subtil e Lanuza Borges Oliveira, estiveram no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), onde foram recebidas pelo presidente da instituição de Saúde, médico Douglas Uggeri, o diretor clínico, médico Rafael Manhabosco Moraes e o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), médico Edilson Walter. Representando a Unijuí, a reitora Cátia Nehring, o coordenador do curso de Medicina, médico Jorge Brust e a professora Heloísa Eickhoff, acompanharam a visita.

Ao recepcionar as gestoras, Uggeri apresentou toda a estrutura do HCI, incluindo visita aos diversos setores entre eles Maternidade, UTIs, Coreme, sala de aula da Medicina, Ala Covid-19 e Pronto Socorro. O médico nefrologista destacou o Hospital como porta de entrada a muitos serviços, principalmente em média e alta complexidade, sendo referência para uma população regional de 1,5 milhão de pessoas, com abrangência em 120 municípios, e também no atendimento em urgência e emergência. O presidente pontuou os avanços, investimentos e parcerias, elencando algumas ações previstas no curto e médio prazo, como a inauguração da Ala Unijuí, que está com as obras em andamento, e abrigará salas de aula e espaço para os residentes, entre outros; a construção de uma nova Emergência; e a busca pela referência em Neurocirurgia e Traumatologia/Ortopedia junto a Secretaria Estadual de Saúde (SES). “O HCI é porta de entrada para toda a região. Basicamente, hoje eu não sei lhe dizer o que não temos, estamos focados em nosso objetivo que é trabalhar mais para ganhar mais”, salientou Uggeri, referindo-se aos serviços prestados pelo Hospital. “É um bom time”, resumiu Cátia, lembrando que a instituição sempre foi parceira da Universidade, uma vez que oferece estágios em outras áreas da Saúde, além da Medicina.

Walter apresentou a estrutura de ensino do Hospital, pontuando a importância da presença dos residentes e dos estudantes dentro da instituição de Saúde, e também a Coreme, onde ficam os residentes médicos. Manhabosco falou da estrutura do Instituto do Coração (Incor) e do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e lembrou que, desde 2010, ano em que deu início ao programa de Residência Médica, o Hospital tem forte atuação com o ensino. “O HCI está acostumado com o meio acadêmico, nos últimos cinco anos tem tido a presença forte tanto de residentes quanto de estudantes. Antes da parceria com a Unijuí, já tínhamos convênio com outras instituições e cursos em relação a estágios, doutorados”, frisou o cardiologista.

“Visitamos o HCI, um hospital que tivemos a grata satisfação de conhecer, onde percebemos que há um interesse e uma vontade muito grande dos médicos do Corpo Clínico, representados por seus diretores, em receber estudantes, e a nossa Comissão percebeu que os campos de estágio estão satisfatórios. Desde quarta-feira estamos em Ijuí e tivemos um encontro com o prefeito e o secretário de Saúde que também nos pareceram muito favoráveis ao projeto, até porque ele foi apresentado ao Mais Médicos pela prefeitura, para que houvesse a implantação do curso de Medicina na Unijuí. Percebemos que a prefeitura está de comum acordo, e passamos por vários locais de estágio e todos são satisfatórios”, frisa a avaliadora Maria Cristina. “Vocês têm o que há de melhor em espaço para o ensino.”

A Camem tem por objetivos participar dos processos de avaliação relacionados a cursos de graduação em Medicina, com eventuais visitas de acompanhamento, avaliação e monitoramento in loco, conforme demanda da política de Educação Superior e de suas instâncias regulatórias, dentre outros objetivos.

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