Maternidade do HCI incentiva o aleitamento materno

  • 17 de agosto de 2021
maternidade-hci78e5e91abd6ee58f6ce0c1b4d82b8965

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Neste mês são intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

Seguindo a campanha mundial de 2021, que destaca o tema Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos, os colaboradores da Maternidade do HCI realizam programação especial com ações de conscientização com a distribuição de cartilhas e a divulgação de informações pertinentes ao assunto, além da entrega de lembrancinhas para as mães como forma de chamar a atenção para o tema.

A enfermeira obstetra, Mariana Fröhlich Alievi, coordenadora da Maternidade do HCI, destaca que a amamentação é uma responsabilidade de todos, e que a mulher precisa de orientação adequada e de uma rede de apoio fortalecida, composta pela família e profissionais da Saúde, pois amamentar nem sempre é fácil.

Nesse sentido, a médica pediatra Tamires Fischer Lago, coordenadora do Serviço de Pediatria do HCI, também aborda a importância de os profissionais de Saúde apoiarem a amamentação e não fazerem publicidade de produtos como fórmulas infantis, chupetas e mamadeiras, pois pode influenciar negativamente. E que a oferta do seio materno às crianças é um direito e todos os esforços devem ser feitos no sentido de promover, acompanhar e manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementado até dois anos de idade.

A enfermeira Karolina Polo lembra dos benefícios do leite materno, que é um alimento completo com todos os nutrientes necessários, pois o bebê recebe os anticorpos da mãe que protegem contra doenças respiratórias, diarreia, infecções, alergias e obesidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) traçou como meta alcançar o ano de 2025 com pelo menos 50% de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. “Portanto, todos unidos nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno conseguiremos alcançar esta meta”, afirmam a médica Tamires e a enfermeira Mariana.

error: Este conteúdo está protegido!