As mães que dão à luz no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) recebem da equipe de Enfermagem e da Residência Obstétrica o carimbo de suas placentas, conhecidas como Árvore da Vida, confeccionados em papel com tintas guache coloridas. O projeto visa integrar as práticas do parto humanizado e presentear a paciente com uma recordação do nascimento de seu filho, com um breve relato do parto, informações do recém-nascido e palavras de carinho.
A placenta é a representação mais pura de força e conexão, ligação única que jamais haverá novamente. É parte de um ciclo, o início da vida. É também o órgão responsável pela nutrição, crescimento e desenvolvimento do bebê dentro do útero. Por desempenhar funções vitais para a vida do feto e pelo seu formato se assemelhar ao de uma árvore, uma vez que o cordão umbilical seria o tronco, os vasos sanguíneos os galhos e o tecido placentário a copa, é que a placenta recebe carinhosamente o nome de Árvore da Vida.
“Placenta é sinônimo de vida e representa as raízes fetais no terreno chamado mãe”, destaca a enfermeira gestora da Maternidade do HCI, Karolina Polo. “A entrega da arte da Árvore da Vida para as mães é uma forma lúdica de proporcionar uma lembrança desse momento tão especial, o nascimento do bebê, sua separação do útero materno para iniciar sua própria vida. A equipe está engajada em confeccionar essa recordação, e as famílias ficam muito emocionadas.”
A Maternidade do HCI oferece suporte integral às gestantes e realiza atendimento via SUS, convênios e particular, com plantão de médico pediatra e obstetra 24 horas por dia. Também conta com o programa de Residência Médica em Obstetrícia e uma equipe de Enfermagem preparada para acompanhar a parturiente durante todo o trabalho de parto, assegurando o bem-estar materno e fetal, ofertando medidas de alívio não farmacológicas e proporcionando apoio físico e emocional.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000