Novembro é o mês internacional de sensibilização à prematuridade, quando se busca alertar a comunidade sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê e sua família. São considerados prematuros os bebês que nascem antes das 37 semanas de gestação, o que eleva o risco de complicações e de morte das crianças.
Com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre o assunto, no dia 17 de novembro, data em que é considerado o Dia da Prematuridade, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) realizou o IV Simpósio de Neonatologia. Na programação, esteve uma palestra sobre os direitos e deveres das puérperas que têm filhos na UTI Neonatal, seguida de uma conversa com alguns dos profissionais que fizeram parte dos 23 anos da UTI Neonatal do HCI. O encontro também contou com depoimentos emocionantes de famílias que tiveram bebês prematuros.
No dia 18, sábado, em parceria com o projeto Prematuros – Unijuí, com a Unimed Noroeste/RS e com a Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada a III Jornada da Prematuridade, com a participação de médicos que abordaram temas como cuidados durante a internação e o acompanhamento dos prematuros após a alta hospitalar. Devido à chuva, a I Caminhada da Prematuridade, que estava agendada para a mesma data, ocorreu no domingo, 19, durante o Domingo no Câmpus.
“Essas ações são uma forma de chamar a atenção da população como um todo para a prematuridade, para que haja mais conhecimento e prevenção. Este ano o tema da campanha é ‘pequenas ações, grande impacto’, e estamos buscando enfatizar a importância de um pré-natal adequado. Alguns fatores da prematuridade são detectáveis e manejáveis ao longo da gestação, diminuindo a gravidade da prematuridade ou até mesmo evitando um parto antecipado”, destaca o médico Pediatra Neonatologista do HCI, Dr. Mauricio Bortolini.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000