HCI reúne-se a entidades do Conselho Propositivo

  • 11 de março de 2024
conselho1

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) preza por uma gestão transparente e participativa. Na última semana, a diretoria da Instituição reuniu-se com seu Conselho Propositivo, composto por integrantes das principais entidades regionais.

Inicialmente, o presidente Douglas Prestes Uggeri explicou o objetivo do encontro, que consiste em criar um espaço de diálogo entre representantes da comunidade e o hospital, visando o acompanhamento de decisões que impactam na vida da população. “Aqui nós, enquanto diretoria, apresentamos nossas ideias, para onde irão nossos investimentos e quais os resultados que tivemos até agora. Mas mais do que isso, queremos ouvir o que as pessoas pensam, as ideias de quem faz parte da nossa comunidade, que podem propor, reclamar, sugerir e questionar nosso trabalho”.

A troca do nome fantasia de Hospital de Caridade de Ijuí para Hospital de Clínicas de Ijuí foi um dos temas da reunião, frisado pelo diretor-geral, Jeferson Pereira Machado, como um momento de transição e novo posicionamento da Instituição. “Quando foi para votação em assembleia isso foi muito questionado, mas sabíamos que geraria um impacto maior. ‘Caridade’ remetia a precariedade, a falta de estrutura e a emergência lotada. Viramos ‘Clínicas’ para mudar essa imagem, para que percebessem que temos a mais alta tecnologia, as melhores equipes e atendimento humanizado em todas as especialidades. A receita do SUS é insuficiente para mantermos tudo isso e só mostrando esse lado é que vamos conseguir vender os nossos serviços”.

Jeferson também citou algumas das mudanças que estão em andamento nesse novo momento vivido pelo HCI. “Conseguimos estancar as dívidas do hospital através de um controle financeiro que fizemos com muito sacrifício, o que nos possibilita trabalhar com maior tranquilidade. Estamos com diversas obras em andamento, a padronização dos prédios do hospital, que estão recebendo nova pintura, e estamos trabalhando na uniformização dos colaboradores. Além disso, estamos em uma nova etapa da pesquisa clínica, com 30 protocolos em andamento e uma relação de confiança com a indústria farmacêutica”.

Na reunião, o presidente Uggeri ainda apresentou o projeto do Hospital do Câncer Infantil, que visa proporcionar tratamento local para crianças acometidas pela doença, evitando o deslocamento de aproximadamente 170 quilômetros até Passo Fundo ou, em casos mais graves, até 400 quilômetros até Porto Alegre. Ainda, exaltaram as melhorias realizadas na Instituição nos últimos anos, além da transparência com a comunidade, característica cada vez mais priorizada pela atual gestão.

Por fim, os participantes contribuíram com sugestões, que agora serão avaliadas pela diretoria. Uma das ideias levantadas pelas entidades foi a de solicitar a união de lideranças políticas para pressionar o reajuste da tabela SUS, defasada há mais de 20 anos.
Estiveram presentes na reunião, representantes da Associação Comercial de Ijuí (ACI), da Unijuí, da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplan), da União das Associações dos Bairros de Ijuí (Uabi), da Secretaria Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores de Ijuí, do Conselho Municipal do idoso (Comui), da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí (BPW). Do HCI participaram, além do presidente Uggeri e do diretor-geral, Jeferson Pereira, o vice-presidente, Marco Sagave; os diretores voluntários Sandro Viecili, Evaldir Walker e Liane Copetti Ghisleni; o conselheiro fiscal, Jorge Braz; o diretor de Serviços e Operações, Rui Protti; a diretora Administrativa, Dorkas Picinini; e o compliance officer, Lucas Ahmad.

error: Este conteúdo está protegido!