Seguindo dentro da conduta de uma gestão transparente e participativa, a diretoria voluntária do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) reuniu seu Conselho Propositivo e representantes da Câmara de Vereadores, ontem à noite. O encontro iniciou-se com a apresentação de números relativos à linha de Cuidado Materno-Infantil e à Emergência, que juntos correspondem por um déficit anual expressivo nas contas da Instituição, sem receber a devida contrapartida por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), que, há mais de 15 anos, não realiza o reajuste integral de sua Tabela de Procedimentos.
“Tratamos com o Conselho Propositivo, formado por representantes legítimos da sociedade e criado para se somar às discussões referentes ao futuro do HCI e da assistência que presta à Ijuí e região, sobre o risco de inviabilidade dos serviços, devido ao descompasso entre as receitas e despesas decorrentes dos atendimentos prestados pelo Hospital ao SUS”, resume o diretor-geral do HCI, Jeferson Machado Pereira.
O gestor evidenciou os prejuízos gerados, uma realidade que não é exclusiva do HCI, e diante dos dados apresentados, os participantes do encontro avaliaram que há risco concreto de piora na situação financeira enfrentada pelo Hospital, que lida com uma dívida histórica na casa de R$ 150 milhões.
“Essa defasagem não acompanha as despesas do HCI, que realiza 80% dos atendimentos via SUS, que corresponde a 40% do faturamento do Hospital, sendo que os demais 60% vêm de convênios e particulares. A conta não fecha e precisamos urgentemente encontrar soluções, juntamente com nossa comunidade, para o enfrentamento desses graves problemas financeiros, que são históricos, mas que não podem mais esperar, precisamos resolvê-los agora”, frisa o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri.
“Dar transparência aos atos de gestão e manter esse diálogo com a comunidade é um dos nossos principais compromissos, possibilitando o acompanhamento das decisões que têm impacto também na vida da população e, consequentemente, contando com a participação popular efetiva na gestão”, acrescenta o vice-presidente, Marco Antônio Sagave.
As reuniões ocorreram em dois momentos distintos, com a primeira sendo realizada no dia 13 de setembro, contando com a participação dos membros do Conselho: coordenadora da 17ª CRS, Janaína da Silva; presidente do Legislativo, Matheus Pompeo; coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Unijuí, Heloísa Eickhoff; a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Luciane Antes, acompanhada do conselheiro Arno Feigel; presidente da 23ª Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Cristina Lucion; capitão Auri Luiz Wess, representante do 27º GAC; presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Ivan Chagas; presidente da União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi), Juarez Foletto; presidente da BPW Ijuí, Ivete Batista; e o diretor secretário da Ceriluz, Sandro Lorenzoni. Também participaram o vice-diretor de Administração da Unijuí, Dieter Siedenberg, e os vereadores Cleuton Rolim, Paulo Braga e Rodrigo Noronha.
Em ambos os encontros, os participantes contribuíram com sugestões, que agora serão avaliadas pela diretoria voluntária em conjunto com os administradores do HCI. Entre as ideias, foi proposto a realização de uma reunião com os prefeitos que integram a 17ª CRS e a Amuplam.
“Estamos lidando com seriedade, responsabilidade e transparência com essa situação, que é de conhecimento de todos, e buscamos o apoio de todas as instituições, entidades e lideranças que queiram se somar nesta busca por soluções. O HCI tem 87 anos de uma rica história e desde sua fundação cumpre com seu papel de dar assistência de qualidade em saúde à população. E, para que siga assim, cada vez com mais excelência, não podemos nos descuidar das contas. Imagine o HCI não existindo mais em Ijuí, como ficaria a população que hoje é atendida aqui? O momento de unir forças é agora e contamos com o apoio e o entendimento de nossa comunidade e nossas lideranças”, enfatiza o tesoureiro do HCI, Carlos Alberto Scapini.
Do HCI, também participaram os diretores voluntários Sandro Viecili, Liane Copetti Ghisleni e Evaldir Walker, os conselheiros fiscais Jorge Braz, Andreia Amorim e Guajará de Oliveira, o diretor administrativo, Marcelo Padoin Canazaro, o diretor de Infraestrutura, Rui Protti, o compliance officer, Lucas Ahmad, e a assessora de Comunicação, Deise Morais.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000