HCI recebe recurso para cirurgias cardíacas

  • 4 de março de 2022
giovani-cherini-04-03-7015aa4f64494beef3b6898daa4f361c64

A Saúde deve ser uma prioridade. É com esta afirmação que o deputado federal, Giovani Cherini (PL-RS) anunciou a destinação de R$ 500 mil em emenda parlamentar de custeio ao Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), na manhã de hoje, no auditório da Instituição. O recurso será utilizado na realização de cirurgias cardíacas complexas no Instituto do Coração (Incor).

O presidente do HCI, Douglas Uggeri, que recebeu o ofício com a indicação das mãos do parlamentar, agradeceu em nome das diretorias voluntária e administrativa, do Corpo Clínico e de todos os colaboradores da Instituição. “O Incor atende a uma população de dois milhões de pessoas, com abrangência macrorregional, e esse recurso será utilizado para, se não zerar os procedimentos, diminuí-los consideravelmente, e agradeço ao deputado Cherini e ao PL pela parceria.”

Uggeri lembrou que a Instituição vive um novo e importante momento, sendo administrada como uma empresa com viés de Saúde. “Salvar vidas está sempre acima de tudo, para a qual não poupamos recursos e nem medimos esforços, e prova disso é que durante a pandemia não tivemos falta de leitos no HCI, mas, também precisamos ter gestão e administrar com responsabilidade, porque do contrário, o Hospital não sobrevive”, afirmou.

Cerca de 80% dos atendimentos realizados pelo HCI são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as diversas especialidades oferecidas estão procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, Oncologia, AVC, serviços de Hemodiálise, Hemodinâmica, Medicina Nuclear, realiza cirurgias gerais e atendimentos de Urgência e Emergência, Clínica Médica, Maternidade, além de contar com leitos de UTI Geral, Coronariana e Neonatal.

Diante da importância do HCI para toda uma região de abrangência a mais de dois milhões de pessoas, Cherini frisou o fortalecimento de uma importante parceria com a Instituição. Durante sua fala, ele lembrou também de sua trajetória em Ijuí, quando mudou-se para o município para estudar e, desde então, é acolhido pela população, o que reflete também em sua atuação parlamentar, sendo há oito anos líder de governo na Câmara dos Deputados.

“Os hospitais precisam entender a importância da política para a Saúde e, a exemplo do que o HCI tem feito, ir a Brasília pedir recursos de gabinete em gabinete, frequentemente, entregando projetos e apresentando as instituições”, pontuou o deputado, que também se comprometeu a interceder a favor do HCI junto ao Ministério da Saúde pela aquisição de um novo Acelerador Linear e um aparelho de Braquiterapia, ambos para o serviço de Radioterapia e próximos de entrar em obsolescência.

Vice-prefeito de Ijuí, Marcos Barriquello participou da solenidade e destacou que a diretoria voluntária do HCI tem realizado um trabalho sério e responsável com transparência. “Uma satisfação e um orgulho muito grande participar da entrega desta emenda, que será muito importante para a regulamentação das cirurgias cardíacas, e friso também o engajamento do Hospital na busca por recursos na Capital federal e nós, enquanto Partido Liberal, não poderíamos ficar de fora deste processo.”

“Esse recurso é fundamental neste momento, em face da crise que tivemos na Saúde e particularmente nas cirurgias cardíacas devido ao não fornecimento de material, desde a pandemia, de válvulas biológicas, que são difíceis de conseguir, com valores defasados e os fornecedores não entregando, ocorreu um acúmulo de pacientes em filas, e agora, com essa verba poderemos fazer mais cirurgias e reduzir a fila ou praticamente zerá-la. Claro que isso demora, mas conseguiremos trabalhar neste sentido. O deputado Cherini foi muito bom com o Hospital e os pacientes ao destinar esse recurso às cirurgias cardíacas, porque isso representa a sustentação de um serviço que, de uma população de 1,5 milhão de pessoas, passou a ser referência para 2 milhões de pacientes, incluindo a região de Uruguaiana, e ao qual teremos a possibilidade de dar um plus no atendimento”, comenta o coordenador de Cirurgias Cardíacas, médico Dante Thomé da Cruz.

Também participaram da cerimônia de entrega, os diretores voluntários do HCI, Marco Antônio Sagave e Sandro Viecilli, os conselheiros fiscais, Jorge Braz e Evaldir Walker, o diretor-geral, Jeferson Machado Pereira, o diretor de Infraestrutura, Rui Protti, e o diretor técnico Robledo Alievi, e o diretor do Incor, Diego Ceretta. E, ainda, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Noel Torquatto e o vereador do PL, Bira Erthal, lideranças locais do partido e gestores da Instituição de Saúde prestigiaram a entrega.

Os recursos ainda não têm previsão de entrada no caixa do Hospital, pois dependem do cronograma de pagamento do governo federal.

error: Este conteúdo está protegido!