O Serviço de Arritmias Cardíacas do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou o mapeamento eletroanatômico tridimensional na manhã de hoje. O procedimento, realizado pela primeira vez no HCI em junho passado, é utilizado para o tratamento de arritmias complexas, como a fibrilação atrial e a taquicardia ventricular, que em muitos casos o paciente pode apresentar alto risco de morte súbita.
Até junho de 2021, os pacientes que necessitavam deste tipo de procedimento eram encaminhados a outros centros; desde então, são atendidos no Incor, que é um dos maiores e mais completos serviços para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.
O procedimento desta manhã foi realizado pelo médico eletrofisiologia, e coordenador do Serviço de Arritmias do Incor, Rafael Manhabosco Moraes, pelo médico Guilherme Gazzoni, o médico anestesista, Ricardo Ghisleni, o enfermeiro Miquéias Kasctin dos Santos, e as técnicas em Enfermagem, Venessa Zaluski e Simone Stein.
O Incor dispõe de atendimento de ponta ao paciente, via SUS, convênio e particular. Dentre os serviços ofertados está o de diagnóstico e tratamento de arritmias, que iniciou-se no HCI em 2014, e desde então, já foram realizados mais de 1,5 mil procedimentos.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000