HCI realiza fórum sobre doação de órgãos

  • 27 de setembro de 2022
img-7960-21da0f2f90a2480c73cb7487e2daaf820

“Basta um sim para salvar vidas. Seja doador de órgãos.” Com esse slogan, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realiza ações ao longo deste mês, dentro da campanha Setembro Verde.
Uma das atividades ocorreu durante a 6ª Corrida e 2ª Caminhada do Coração HCI, no último domingo, com a entrega de material informativo e orientações sobre a importância da doação de órgãos e também chamando atenção para a necessidade de comunicar a família sobre o desejo de ser um doador, pois a decisão caberá aos familiares.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, em 2021, mais de 48 mil pacientes estavam na fila de espera por um transplante, contra apenas 3.207 doadores efetivos. Entre os principais motivos apontados para as negativas esta a falta de informação ou o desconhecimento da família por parte do doador.
Para contribuir com a melhora desse cenário, o HCI promoveu uma conscientização com seus colaboradores das mais diversas áreas, tanto administrativa quanto assistencial.
Hoje, marcando o Dia Nacional da Doação de Órgãos, ocorreu o 6º Fórum de Doação de Órgãos do HCI, com a participação de profissionais conceituados, e a presença do presidente da Instituição de Saúde, Douglas Prestes Uggeri, acompanhado da diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, e do diretor-geral, Jeferson Machado Pereira.
Enfermeira assistencial da UTI Adulto e coordenadora da Cihdott, Dircelene Heck abordou a legislação, função e composição da Comissão, apresentando seus integrantes. Na sequência, a médica cardiologista, plantonista da UTI Adulto e membro efetivo da Cihdott, Simone Zuchelli, abordou o tema Protocolo de morte encefálica e exames diagnósticos.
A programação contou com uma Mesa Redonda sobre Lista de espera para transplante renal: expectativas do paciente, com a médica nefrologista da Hemodiálise do HCI, Larissa Pizzolotto, o enfermeiro da Unidade, Ederson Jek, e o coordenador do Serviço Social, Alessandro Borré. Finalizando o fórum,  a médica nefrologista da Unidade de Diálise e Transplante Renal, pioneira na Cihdott do HCI, Maria Leocádia Padilha falou sobre Transplante renal. O evento teve mediação da enfermeira da Educação Continuada, Cledir França.

error: Este conteúdo está protegido!