HCI promove ações na campanha Outubro Rosa

  • 21 de outubro de 2021
cacon-liga-feminina6bf0742257439d96c26b6689ba53a35c

Um momento musical emocionante foi proporcionado pelo coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí ontem à tarde aos pacientes do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e acompanhado por médicos e colaboradores da Instituição, que cantaram junto as músicas bastante conhecidas e que trazem uma mensagem de afeto e esperança, como Tocando em frente, de Almir Sater. “O HCI é um diferencial na vida de todos, uma instituição muito importantes para todos nós”, frisou a presidente da Liga Feminina, Iria Cunegatti.

A atração também foi prestigiada pela jovem Danieli Pereira de Oliveira, 32 anos, diagnosticada com câncer de mama, há dois anos. “Não tem como falar de Outubro Rosa e câncer de mama sem ter passado por uma experiência como essa, e também não tem como não falar do Cacon, porque o acolhimento que recebemos aqui é muito importante no tratamento. Não dá para citar um setor específico, porque todos compartilham desse momento de cura e cuidado. Hoje, venho aqui somente agradecer por existirem essas pessoas que nos acolhem tão bem, mas não posso deixar de falar sobre prevenção. Qualquer mulher que passou por esse processo do câncer de mama e as que não passaram, previnam-se, se toquem, se cuidem, porque saúde é única e preciosa”, destacou.

A coordenadora do Cacon, Rasani Staudt Ferraz, agradeceu a presença do Coral da Liga pela sensibilidade em proporcionar um momento lúdico aos pacientes, como parte da programação da campanha Outubro Rosa HCI.

Já a assistente social do Cacon, Ivanir Fischer, destacou que momentos como esse fazem a diferença na vida de todos. Ela também é responsável por coordenar a Patrulha Rosa, um grupo de colaboradoras do HCI que realiza ações de conscientização ao câncer de mama junto à comunidade, e que foi reativado – antes suspenso devido ao período pandêmico. Na quarta-feira, dia 20, elas estiveram na Congregação Concórdia onde falaram sobre autoexame, diagnóstico precoce, tratamento, autoestima e autocuidado. Amanhã, dia 22, a Patrulha Rosa realiza ações na Unicred.

De 2012 a 7 de outubro passado, o Cacon recebeu 3.923 novos casos, sendo 300 somente neste ano.  Atualmente, 13.356 mulheres estão em tratamento para o câncer de mama no Cacon, o que representa uma média de 1.336/ano, desde 2012.

error: Este conteúdo está protegido!