“A chave para o sucesso da segurança do paciente está em nossas mãos”, de autoria da enfermeira da UTI Adulto, Aline Lissarassa, essa é a frase vencedora do 1º Concurso de Frase promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Caridade de Ijuí, e que irá nortear as ações da Instituição de Saúde durante este ano.
Foram recebidas frases de diversos setores do Hospital, entre eles Serviço Social, Higienização, Nutrição, ambulatórios e unidades assistenciais, e avaliadas por uma Comissão, formada pelo diretor administrativo, Marcelo Canazaro, pelo diretor clínico, Rafael Manhabosco Moraes, e a diretora clínica adjunta, Mariele Zardin Moraes.
O resultado foi divulgado na sexta-feira, 1º de abril, data em que é comemorado nacionalmente o Dia da Segurança do Paciente e também marcou os 9 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, criado para contribuir com a qualificação do cuidado em todos os estabelecimentos de Saúde do território nacional.
A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de Saúde com a finalidade de oferecer uma assistência mais segura.
Em agradecimento aos vencedores, foi promovido pelo Hospital um café com a presença do presidente, Douglas Uggeri, do diretor voluntário, Marco Antônio Sagave e do diretor-geral, Jeferson Pereira, ambos patrocinadores das premiações, e também da coordenadora do Núcleo, Fabiele Aozane Cigana, e da nutricionista Tatiane Huller, e da enfermeira gestora da Qualidade, Renata Casarin.
“A primeira edição do concurso visa envolver o máximo de colaboradores, com objetivo de incentivá-los, pois, todos somos corresponsáveis pelas ações da segurança do paciente, garantindo uma assistência cada vez mais segura a todos. As frases serão utilizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente para promoção do fortalecimento desta cultura internamente”, afirma Fabiele.
“Todas as ações que buscam a valorização de nossos colaboradores e o melhor atendimento à população têm nosso apoio. Em 2021, a Anvisa nos classificou como um hospital seguro para o paciente, o que nos enche de orgulho, pois é resultado do trabalho de cada um. Com certeza aplaudimos essas ações e sempre que possível iremos prestigiá-las”, destaca Sagave. É muito gratificante ver o envolvimento de todos nas ações internas que buscam sempre o melhor para o HCI, e sempre terão nosso apoio e participação”, acrescenta o presidente Uggeri.
Também foram premiados, o 2º lugar, “Está em dúvida? Não faça, isole o risco! Ambiente seguro, paciente seguro!”, de autoria de Marcela da Cruz Ramos, da Clínica Geral 5º piso, e o 3º lugar, “Nenhuma ação é tão eficaz quanto a capacidade de colocar-se no lugar do paciente”, de autoria de Patrick Müller, do Centro Cirúrgico.
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