É em meio a uma rica paisagem natural, no Parque Popular da Pedreira, que está localizado o Bosque da Memória, local escolhido pelos integrantes da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) de Ijuí para realização de uma emocionante homenagem póstuma a seus entes queridos, agora também eternizados através do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, selecionadas com auxílio da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan).
O momento também homenageou a todos os trabalhadores da Saúde, que estiveram na linha de frente no combate à pandemia e foram verdadeiros heróis na luta contra o vírus, salvando dezenas de vidas diariamente. “Essa é uma justa homenagem aos profissionais, que ao longo de todo esse período se doaram pelo cuidado ao paciente e seus familiares, enfrentando seus próprios medos e dos demais. Na pandemia, a taxa de mortalidade mundial e no País girou em torno de 50 a 60% em pacientes de UTI, no HCI ficou em 40%, muito abaixo de todo o Brasil, e isso graças a muito trabalho e esforço de todos. Agora, estamos em um momento de retomada e de tornar o Hospital cada vez mais forte, mostrando à comunidade a importância da Instituição e de todos os seus colaboradores”, afirma o presidente o HCI, Douglas Prestes Uggeri.
Em torno de 30 famílias participaram da ação, entre elas a do tesoureiro do HCI, Jaime Ghisleni, que faleceu por complicações da covid-19 em março de 2021. A esposa, e também diretora voluntária do HCI, Liane Copetti Ghisleni, realizou o plantio de uma muda de Ipê-amarelo, acompanhada das filhas, Pamela e Rafaela. Também presente na ação, a conselheira do HCI, Andreia Amorim, realizou o plantio de uma muda em homenagem aos trabalhadores da Saúde, também um Ipê-Amarelo.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000