HCI participa ativamente da construção de políticas públicas

  • 8 de abril de 2022
08-03-417d758b767963ed26aa6449f9a64fabc7

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) está integrado e participa ativamente da construção de políticas públicas nas áreas da Saúde e Assistência Social, através de seus representantes nos conselhos municipais, entendendo a importância destes órgãos no fortalecimento da participação da comunidade.

“Nós, enquanto diretoria, incentivamos que os líderes de processos da Instituição participem efetivamente de conselhos representativos no sentido de colaborar com o bem-estar da população trazendo melhor qualidade de vida a todos, porque entendemos que esses são órgãos importantíssimos para o desenvolvimento do município e, consequentemente, do Hospital”, afirma o presidente do HCI, Douglas Uggeri.

Nesta semana, a enfermeira gestora do Pronto Socorro, Yohanna Donato, participou de reunião mensal do Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa) pautada pelas ações a serem desenvolvidas dentro da campanha Abril Verde, de proteção à saúde e segurança do trabalho promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em âmbito nacional. O objetivo deste ano é promover o fortalecimento da saúde do trabalhador no SUS e alertar empregadores sobre a importância da emissão de comunicações de acidentes de trabalho (CATs) no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan).

Titular no Conselho Municipal do Idoso (Comui), o coordenador de Relações Institucionais, Allan Fonseca, e sua suplente, a encarregada de Projetos e Captação de Recursos, Cáren Bittencourt, participaram do Fórum de Capacitação: As parcerias com o poder público, à luz da Lei Federal 13019/2014, nos dias 6 e 7, acompanhados da arquiteta do HCI, Raquel Radaelli, promovido pelo órgão.

O diretor de Infraestrutura, Rui Protti, e o coordenador de Serviço Social, Alessandro Borré, são os representantes do HCI no Conselho Municipal de Saúde (Comus) e responsáveis por fazer a prestação de contas e apresentação dos projetos da Instituição de Saúde para apreciação dos conselheiros, todos os meses.

O HCI cumpre sua responsabilidade como órgão não governamental representativo da comunidade também  junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), exercendo poder de voto nas decisões, representado pela enfermeira supervisora das áreas fechadas, Franciele Krey, e encarregada do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Juliane Vogt. Compete ao Comdica formular, coordenar, acompanhar e controlar a política municipal da criança e do adolescente, com base na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA). Delibera, também, acerca da aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundocad).

A primeira assembleia do ano ocorreu em 8 de março, na AABB Comunidade, entidade que atende a 300 crianças e adolescentes de nosso município. Dentre os principais assuntos debatidos, foram analisados os indicadores mensais dos atendimentos do Conselho Tutelar nos meses de janeiro e fevereiro; solicitada a documentação necessária para inscrição e renovação do Atestado de Pleno e Regular Funcionamento do Comdica; saldo das contas do Fundocad. Na oportunidade, a Unijuí abordou sobre projetos a serem desenvolvidos em relação à Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos para escolas do município e a possibilidade de expandir futuramente para as demais entidades

error: Este conteúdo está protegido!