A segurança é uma preocupação constante no trabalho com radiações ionizantes, sendo essencial o treinamento de radioproteção para todas as atividades da área, para que todos tenham conhecimento dos efeitos biológicos e de como são divididos, assim como das medidas de proteção radiológica. Radioproteção ou proteção radiológica são medidas que visam proteger de possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação ionizante.
Por conta disso, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt),promoveu, nos meses de maio, julho e agosto, a capacitação denominada Proteção Radiológica, com profissionais do Centro Cirúrgico e da Hemodinâmica, focando na redução significativa de exposição à radiação.
Ministrada pelo físico responsável pela proteção radiológica, Gerson Feldmann, e pela física Thais Gallina Seeger, ocorreu nos três turnos e contou com a participação de 51 colaboradores, em atendimento à legislação, em especial a Portaria 453, do Ministério da Saúde e a NR32 do Ministério do Trabalho.
Para garantir a proteção da saúde tanto dos trabalhadores expostos à radiação ionizante quanto dos pacientes e do público em geral, o HCI conta com o Comitê de Proteção de Radiológica, formado por uma equipe multiprofissional, que tem como uma de suas principais atribuições revisar de forma sistemática o Programa de Proteção Radiológica, observando a correta aplicação das legislações vigentes e o uso consciente da radiação ionizante.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000