HCI inaugura SERMulher, programa do governo do Estado voltado para o cuidado especializado da mulher

  • 24 de outubro de 2025
ser mulher

Com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) inaugurou, nesta sexta-feira (24), o SERMulher RS. O serviço tem como objetivo servir de retaguarda para a atenção primária, oferecendo atendimento especializado a pacientes com alterações em exames de rastreamento do câncer de colo do útero e de mama, suspeita de enfermidades como endometriose ou necessidade de investigação de infertilidade.

Na abertura do ato, Arita destacou o importante trabalho que vem sendo realizado no HCI para qualificação e ampliação da assistência em saúde às comunidades da macrorregião. “Estar no HCI é, mais uma vez, testemunhar que esta instituição é um orgulho para o Estado do Rio Grande do Sul pelas entregas que faz para a população”, afirmou. Ela reforçou o empenho da gestão liderada pelo presidente Douglas Uggeri em atender todas as demandas apresentadas. “A gestão do presidente Douglas é referência para o Estado inteiro”, continuou.

Segundo Arita, o desenvolvimento de uma iniciativa como o SERMulher foi prioridade do atual governo para que servisse de elo entre a atenção primária e os serviços especializados. “É muito significativo entregar um programa como este. Ele vai reunir acolhimento, tratamento, exames e um grande diferencial é a navegação, que vai acompanhar a trajetória dessas mulheres”, explicou a secretária.

Para Uggeri, a abertura do serviço é um marco no cuidado à saúde feminina no Rio Grande do Sul e, sobretudo, na região. “A inauguração deste serviço mostra o papel de destaque de Ijuí no cenário estadual e reafirma o compromisso do governo do Estado com o interior. É uma iniciativa que comprova que saúde de qualidade se faz com interiorização e com um SUS cada vez mais preparado para atender bem a todos”, afirmou.

O SERMulher será referência para 20 municípios da região, como Ajuricaba, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Crissiumal, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, entre outros.

A solenidade de inauguração contou com a presença da deputada estadual Silvana Covatti, do coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marcos Atkinson, do presidente da Câmara de Vereadores de Ijuí, Rodrigo Noronha, do secretário municipal da Saúde, Marcio Strasburger, do prefeito de Chiapetta, Osmar Kuhn, entre outras lideranças regionais.

error: Este conteúdo está protegido!