Firme em seu propósito de estar cada vez mais próximo da população, o Hospital de Caridade de Ijuí, através do projeto HCI Comunidade, recebeu os dirigentes da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí e o comando do 29º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ijuí, em momentos distintos, mas para tratar sobre o mesmo assunto: de que forma o Hospital pode contribuir com a promoção e prevenção à Saúde nas duas Instituições.
Idealizador e integrante do projeto, o presidente do HCI, Douglas Uggeri, participou do encontro com a diretoria da Modulada, que apresentou toda a estrutura da Penitenciária e as carências enfrentadas, principalmente em relação à saúde dos servidores, ficando acordado que, num primeiro momento, o trabalho será voltado a esse público, com participação dos médicos residentes. Depois, serão organizadas também rodas de conversa sobre saúde preventiva direcionadas aos detentos. A partir destas intervenções em saúde do trabalhador, o HCI objetiva o acolhimento conforme a demanda da instituição prisional. A Modulada de Ijuí conta com uma Unidade de Atenção Básica Prisional multiprofissional, que tem a responsabilidade de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade.
Também foram organizadas ações com a BM. Os policiais, de maneira geral, costumam apresentar perfil profissiográfico para o exercício da função e também se capacitam durante a formação, porém não elimina o adoecimento pela constante exposição à violência, aos confrontos, entre outras situações. É neste sentido que o trabalho dos profissionais do HCI estará centrado na Corporação.
Também participaram destas tratativas o diretor de Infraestrutura, Rui Protti, a gerente de RH, Rosemeri Noster,.o coordenador do projeto e do Serviço Social do HCI, Alessandro Borré, e os coordenadores administrativos do Serviço de Nutrição e Dietética, Lauren Franciscatto, do Incor, Luciane Heuser, do Cacon, Rosani Staudt, do Ambulatório de Especialidades Médicas e da Recepção, Iron Bortolini, e do Desenvolvimento Humano, Laís Sartor, e a assessora de Comunicação, Deise Morais.
“Foram acolhidas demandas de ambas as instituições, e a importância de manter a saúde mental do trabalhador foi o principal assunto que fomentou as articulações a serem trabalhadas nos espaços de trabalho. Questões relacionadas ao autocuidado, saúde da mulher e do homem, também contemplam as solicitações a serem pensadas e organizadas pelo projeto no sentido de atender às necessidades solicitadas pelos nossos novos parceiros, do HCI Comunidade”, conta Borré.
Agora, segundo ele, o próximo passo será a organização dos profissionais e do formato a serem entregues às Instituições para que as solicitações sejam atendidas viabilizando avanços nas tratativas acerca de cuidados preventivos e Educação em Saúde. “Ficamos muito felizes com a troca de experiências e, certamente, este é mais um importante passo do HCI, em que todos ganham”, frisa.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000