Governo firma parceria com o HCI para reduzir fila de espera da Oncologia

  • 20 de março de 2023
dsc-14981a1bbb6c087a23a3f8f68fba90d83ec0

Nesta segunda-feira (20), em ato realizado no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, o Governo do Estado assinou contratos com 15 hospitais gaúchos para destinar recursos do TJ, dentre eles está o HCI com um termo aditivo no valor de R$ 2.364.335,40. A quantia tem por objetivo ampliar exclusivamente a realização de procedimentos e diagnósticos em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde da instituição, sendo um total de 3.371 entre cirurgias e exames, tendo um prazo de doze meses para execução.

O montante será disponibilizado em duas parcelas fixas, sendo a primeira ainda sem previsão de repasse e a segunda somente após realizados 40% do quantitativo de cirurgias e exames contratados.

O encontro contou com a presença da presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Conforme o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, o dinheiro deve agilizar os processos do Centro de Alta Complexidade em Oncologia. “Esse valor veio para acelerar a fila de espera dos procedimentos do CACON, tanto cirúrgicos quanto diagnósticos, que devido à pandemia ficaram represados. Nós como prestadores de serviços do estado do RS, que atendemos o SUS, ficamos agradecidos por isso, pois vamos ajudar mais a população de Ijuí e da região chegando em diagnósticos mais rápidos e eficazes. A palavra que resume é gratidão ao TJ e ao governo do RS”, salientou Uggeri.

Somente no ano de 2022 foram realizadas por meio do convênio SUS mais de 28 mil consultas oncológicas, 25 mil sessões de quimioterapia, 81 mil de radioterapia e 393 de braquiterapia.

Foto: Eduardo Nichele – DICOM/TJRS

error: Este conteúdo está protegido!