Dia Mundial do Rim: campanha reforça a importância da dosagem de creatinina para detecção de doenças renais

  • 14 de março de 2024
Hemodialise

Embora sejam pequenos de tamanho, os rins exercem um grande papel no organismo humano. Eles são responsáveis por manter o equilíbrio do corpo por meio da filtragem de resíduos das atividades corporais. Justamente por esta razão é que, em 2006, foi criada a campanha World Kidney Day (Dia Mundial do Rim), idealizada por entidades internacionais que promovem a saúde desses órgãos. Em 2024, a data é celebrada nesta quinta-feira (14).

Tal destaque se justifica: estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo sofram de doença renal crônica, problema caracterizado pela diminuição lenta e progressiva da capacidade de funcionamento dos órgãos. Acredita-se que cerca de 10% dos brasileiros tenham algum problema renal, mas não saibam, completa a médica nefrologista Ana Lúcia Doile, responsável técnica pelo Serviço de Hemodiálise do Hospital de Clínicas Ijuí.

Neste ano, o tema da campanha é “Saúde dos Rins – Exame de creatinina para todos”, ressaltando a importância desse teste para detecção de alterações nos órgãos.

“Todo mundo deveria ter a sua creatinina dosada, principalmente, os pacientes com doenças que podem afetar os rins, como diabetes, hipertensão, doenças reumatológicas, e idosos que tenham alguma doença crônica. Ainda assim, a população saudável também deveria fazer o exame pelo menos uma vez por ano”, recomenda Ana Lúcia.

A partir de um diagnóstico precoce, lembra a especialista, é possível tratar a doença e evitar que, no futuro, se precise de chegar a medidas mais extremas, como a hemodiálise.

Doenças crônicas são fatores de risco

Pessoas com diabetes e hipertensão devem ter ainda mais cuidado para evitar a doença renal crônica. Essas enfermidades, assim como a obesidade, doenças cardiovasculares e tratamentos contra algum tipo de câncer são fatores de risco importantes para o desenvolvimento do quadro. A prevenção, além dos exames de rotina, está relacionada aos hábitos de vida.

“Ter um estilo de vida saudável, com atividade física regular, redução no consumo de alimentos industrializados e de sódio são recomendações fáceis de adotar. Também evitar o excesso de proteína e as bebidas açucaradas, que podem acarretar no aumento do peso”, indica Ana Lúcia.

error: Este conteúdo está protegido!