Cuidar da saúde da população é o que motiva o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) a ser um protagonistas em ações voltadas à prevenção e à conscientização para a importância de estar atento aos sinais que o corpo emite e de realizar exames periodicamente. Nesse contexto de cuidado, a Saúde Mental é um assunto tratado com seriedade pela Instituição, que, ao longo do ano, realiza atividades tanto com os colaboradores quanto com a comunidade.
Neste mês, em que está em andamento a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, o projeto HCI Comunidade promoveu uma roda de conversa com o tema “Saúde Mental em tempo: independentemente de nossa história de vida, nos condicionamos a viver o atual”, conduzida pelos médicos psiquiatras do HCI, Bruno Guidolin, Camila Brudna Eickhoff e Caroline Andary, com mediação do coordenador do Serviço Social, Alessandro Borré. A abertura do evento foi realizada pela diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, e pelo diretor de Infraestrutura, Rui Protti.
A atividade teve participação expressiva dos colaboradores e também de convidados, entre eles a Brigada Militar, o Centro de Valorização à Vida (CVV), que distribuiu material informativo, e de entidades da Rede Municipal de Saúde Mental, que lotaram o auditório do HCI.
“Foi uma tarde muito proveitosa, pois a comunidade esteve presente e atuante com perguntas e relatos de experiências que facilitaram a conversa e enriqueceram a discussão. É sempre muito bom poder ter esse contato com outros profissionais e também com o público em geral. Falar sobre infância e adolescência é falar do futuro da nossa comunidade. Entender sobre como nos sentimos e também como lidar com as dificuldades que surgem com o passar dos anos, na idade adulta e também para os idosos, é promover Saúde Mental e prevenir o adoecimento da população. Foi muito gratificante”, acentua Camila.
“Nós, enquanto diretoria voluntária, juntamente com nossos profissionais, estamos muito motivados a promover ações efetivas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população e de nossos colaboradores, e que fazem toda a diferença para melhorarmos ainda mais a qualidade de nossos serviços e atendimento”, acrescenta Liane.
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone, email, chat e voip, de forma gratuita, 24 horas por dia e de qualquer lugar do País, pelo número 188.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000