A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) tem nova composição, desde o dia 6 de agosto, coordenada pela enfermeira Dircelene Heck. Também integram a Comissão, a médica Caroline Schneider, as enfermeiras, Andreia Heidmann (UTI Covid), Camila Fetsch (UTI Cornariana), Debora Savedran (UTI Neonatal), Lisiane Steyding (UTI Adulto), Fabiane Reckziegel (Centro Cirúrgico), Aline Gieseler (UTI Adulto), Laisa Fracaro (UTI Adulto), Francieli Krey (supervisora de Enfermagem), Andreia Cazali (UTI Adulto), Vanusa Bischoff (UTI Coronariana) e o enfermeiro Diogo Cigana (gerente de Enfermagem).
No dia 27 setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, e neste ano, as ações em torno do assunto se tornam ainda mais importantes diante dos baixos números registrados desde o ano passado, quando teve início a pandemia de covid-19.Conforme dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgados no dia 13, apesar de a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos ter aumentado 13% no primeiro semestre de 2021, a taxa de doadores efetivos caiu no mesmo percentual (13%) – a queda se deve à perda de 24,9% na taxa de efetivação da doação –, em todo o País.
Conforme a entidade, a queda é explicada pelo aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão de covid-19 ou pela dificuldade de fazerem o teste PCR para a detecção da doença ou para obter o resultado rapidamente. A exemplo do restante do País, em que, desde o início da pandemia há dificuldades em relação ao processo de doação de órgãos em todo o País, no HCI foi realizada uma captação, em julho passado.
Para marcar a data, a Cihdott desenvolverá atividadescom os colaboradores do HCI voltadas à conscientização sobre o tema comalertas quanto ao número de pacientes em fila de espera e tambémesclarecimentos sobre mitos em relação a doação de órgãos. A equipe está programando uma semana inteira alusiva dentro da instituição, com atividades in loco, com o objetivo de reforçar aos colaboradores e comunidade em geral a importância da discussão do tema no âmbito familiar e também palestra on-line com especialistas da área.
ACihdott é responsável por acompanhar todo o processo desde a identificação de pacientes com suspeita de morte encefálica, abertura do protocolo, acompanhamento dos testes clínicos e de imagem, também pelo acompanhamento familiar, o qual é de extrema importância no contexto de envolve a doação de órgãos.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000