Capacitação aperfeiçoa trabalho da Cihdott

  • 12 de julho de 2022
whatsapp-image-2022-06-22-at-08-57-393d830d0e573563eda60b9e466f65d41c

As Organizações de Procura de Órgãos (OPO) têm como atribuição principal organizar a logística nos hospitais localizados na sua área de atuação, definidos por critérios geográficos e populacionais, sob a gerência da Central de Transplantes do Estado e do Sistema Nacional de Transplantes.

Com o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Transplantes, a OPO 4, do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, promoveu capacitação à equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), sobre os protocolos de morte encefálica e doação de órgãos, ministrada pela enfermeira Fabiane Dal Conte Buzatto, com a presença da médica Simone Zuchelli e da Gerência de Enfermagem.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. Em números absolutos, é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Esse serviço também é realizado no HCI, por uma equipe médica de especialistas e profissionais altamente qualificados.

Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, o trabalho da Cihdott se torna fundamental, pois, além de fazer o primeiro contato com os familiares, também é responsável por promover e incentivar ações direcionadas à conscientização da população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão. Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.

error: Este conteúdo está protegido!