Alimento completo e seguro, o leite materno faz bem para os bebês e também para as mães. Para divulgar esses inúmeros benefícios é que foi criado o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção de ações de esclarecimento e conscientização sobre a importância do ato.
Apesar de positivo, o ato de amamentar ainda é desafiador sob muitos aspectos. Um deles foi o tema escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno este ano: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para pais que trabalham”. A dificuldade em manter a amamentação no retorno das atividades laborais é uma das principais razões para o desmame precoce, afirma Daniele Schott, coordenadora do Banco de Leite do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI).
Segundo a nutricionista, para vencer esse obstáculo é fundamental fortalecer a rede de apoio dessas mulheres, sobretudo no ambiente de trabalho. “Se essa mãe tiver um gestor que a ajuda e a estimula, ela vai conseguir amamentar por mais tempo”, diz.
Entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizam o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida dos bebês. Entretanto, segundo a própria OMS, menos da metade das crianças com essa idade são amamentadas exclusivamente. A cessação do ato antes dessa faixa etária, explica Daniele, é considerado desmame precoce.
Para estimular as mulheres e também servir de apoio, o HCI promove ações de divulgação internas e externas, a fim de conscientizar mães e empregadores sobre a importância da amamentação. Além disso, a instituição conta com uma campanha de arrecadação do alimento para o seu Banco de Leite. As doações são oferecidas para pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e no berçário.
“Hoje, temos uma demanda mensal de 45 litros por mês, em média. Nem sempre conseguimos estoque para os 30 dias. Esse leite é importante para que esses bebês tenham contato com todos os benefícios do alimento”, explica a nutricionista.
Mulheres que estejam amamentando exclusivamente no peito e têm produção excedente de leite são candidatas à doação. Também são pré-requisitos não fumar, não ser usuária de drogas ilícitas ou de medicação contraindicada na amamentação, não ter feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos e ter todos os exames de sorologia negativos. O HCI fornece o kit para coleta e dá as orientações para a extração. Uma vez por semana, o Hospital também faz a coleta domiciliar.
Benefícios da amamentação
Para o bebê
Para a mãe
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000