A Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente é uma estratégia para a promoção da cultura de segurança, gestão de riscos e aprimoramento da qualidade por meio da implementação das boas práticas em serviços de Saúde, realizada anualmente pela Anvisa, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP Visa) do País, para hospitais com leitos de terapia intensiva (hospitais prioritários), desde 2016. O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) participa desta avaliação desde 2018, e neste ano teve Alta Conformidade nestas práticas sendo reconhecido como uma instituição segura para o paciente.
“Este resultado representa o comprometimento de um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido no intuito de garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes, desde a entrada na Instituição até o momento da alta”, ressalta a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HCI, enfermeira Fabiele Aozane Cigana.
Esta iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. São avaliados 21 indicadores de estrutura e processo, que instituem as ações de Segurança do Paciente no HCI.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000