HCI participa de pesquisa multicêntrica da UFSM

  • 6 de janeiro de 2022
enfermagem-utisd1c0113131849c4ccdd067f1890b7cf7

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) foi coparticipante em pesquisa multicêntrica que teve como tema central a qualidade de vida, a saúde, as condições de trabalho e as relações de gênero entre equipes de Enfermagem atuantes em Terapia Intensiva (UTIs). O estudo foi coordenado pela doutora enfermeira Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, docente e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões, em parceria com o HCI, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Unijuí e outros dois hospitais do Estado.

Realizada entre junho de 2019 e julho de 2021, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a qualidade de vida dos trabalhadores de Enfermagem de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e suas associações com sua saúde, condições de trabalho e questões de gênero, visando a obtenção de evidências que contribuam para a construção de estratégias para a promoção da saúde destes profissionais. “Os resultados oferecem subsídios para o fortalecimento das condições de trabalho nestes setores, a fim de otimizar a qualidade de vida das equipes de Enfermagem, sua saúde e potencializar suas relações com o trabalho”, afirma a coordenadora da pesquisa, Alexa.

Os resultados da pesquisa foram recentemente apresentados aos membros da direção, equipe de Educação Continuada, chefia de Enfermagem e enfermeiros das UTIs do HCI. Também já foram encaminhados a periódicos e eventos científicos. Em junho de 2021, o estudo foi apresentado no 10º Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, promovido pela Sociedade Gaúcha de Terapia Intensiva (Sotirgs), um dos mais importantes eventos da área da Terapia Intensiva da região Sul do Brasil.

error: Este conteúdo está protegido!