O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou a terceira captação de órgãos deste ano, no mês de novembro, resultado do trabalho realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da Instituição de Saúde.
Concluídos os trâmites burocráticos, a Central de Transplante de Porto Alegre encaminhou uma equipe ao HCI, para realização de captação de pulmões e fígado de paciente, que teve morte encefálica. Os órgãos são destinados a pessoas que aguardam na fila de espera por transplantes, sendo feita a busca inicial por um receptor na região e no Estado; quando não encontrado, parte-se para a lista nacional.
“Através do gesto nobre da família, mesmo em um momento de muita dor, pessoas doentes que estavam na fila de espera receberam fígado e pulmões. São mais de 45 mil pessoas doentes na fila de espera, dentre jovens e crianças”, comenta a coordenadora da Cihdott do HCI, Dircelene Heck.
Uma única pessoa sendo doadora pode salvar até oito vidas. Nesse sentido, a Cihdott realiza campanha de conscientização e incentivo à doação de órgãos, durante todo o ano, reforçando a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser um doador, pois é ela quem tomará a decisão.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000