A solidariedade se dá de muitas formas motivada pelo mesmo sentimento de ajudar ao próximo. Hoje, no Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) destaca a importância deste ato voluntário, seguro e simples. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e, em cerca de um dia, o organismo repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Desde segunda-feira, até amanhã, o Banco de Sangue do HCI realiza a tradicional campanha GreNal Solidário, que está em sua 10ª edição, e promove uma competição saudável entre as duas torcidas. Ao final, será sorteada uma camiseta oficial entre os doadores do time que vencer a disputa, além de camisetas da campanha. Assistente Social da Unidade, Paula Kuenzel destaca o sucesso desta edição, que tem fila de espera devido à grande procura por parte da população, que mais uma vez atende ao chamado e abraça a Instituição, referência em Saúde no Estado.
Escriturária do setor de Faturamento do HCI, Fernanda Rader da Silva perdeu o medo e hoje realizou sua primeira doação de sangue. A experiência foi tão gratificante que ela não pretende parar por aqui. “Sinto muito medo de agulha, mesmo assim tinha vontade de doar. Meu marido sempre doou sangue e, na semana passada, ao bater meu ponto no HCI me chamou a atenção o anúncio do GreNal Solidário. Quando cheguei à minha sala já liguei, agendei e pensei: é agora que perco o medo, mas, como estava insegura, levei meu marido para acompanhar e também fazer a doação”, conta. “E, com certeza, realizarei mais doações.”
Fernanda frisa que, mesmo com o temor inicial, sempre incentivou o ato solidário, ainda mais depois que ingressou no HCI e acompanha de perto a importância das doações. “O quanto podemos ajudar ao próximo. A doação é muito tranquila, rápida fui muito bem atendida pelas colegas.”
Da mesma forma, a estudante Gabriele Aranda, 20 anos, realizou hoje sua primeira doação de sangue. Ela conta que já era um desejo antigo, mas que precisou ser adiado devido à pandemia. “Então, quando surgiu essa oportunidade, me prontifiquei em realizá-la, pois é um modo de auxiliar as pessoas que necessitam de transfusão e muitas vezes não conseguem. Me sento feliz em fazer minha parte para ajudar, mesmo que pouco, a quem necessita.”
O HCI recebe doações de sangue por agendamento, o que facilita tanto para o doador, que consegue se organizar em relação a seus horários, como para a Instituição, que consegue manter os estoques em dia, evitando escassez. “Precisamos manter uma média de doadores diariamente justamente devido à validade dos hemocomponentes e para não ficarmos sem estoques, por isso trabalhamos com agendamentos, que é fundamental para nossa organização”, comenta Paula.
Para marcar essa data especial, os alunos da Escola de Educação Infantil do HCI produziram cartões cheios de afeto e criatividade, que foram entregues aos doadores de hoje, com um mimo preparado pela equipe do Banco de Sangue.
Para realizar seu agendamento, entre em contato pelo telefone 55 3331 9373 ou pelo whatsapp 55 9 8176 3993.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000