Novembro Azul HCI: relato de quem venceu o câncer

  • 12 de novembro de 2021
paciente-curado46bc02216dfd10e60af9bb988064546c

Receber o diagnóstico de câncer não é nada fácil e mexe com os sentimentos de todos, paciente, familiares e amigos, em que o medo, a angústia e a esperança se misturam e, neste processo, o otimismo, o apoio das pessoas próximas, mas, principalmente, o amor a si mesmo, são fundamentais para vencer as batalhas, nada fáceis, que virão. As histórias daqueles que vencem o câncer envolvem muita superação, já que, além de lidar com os sintomas da própria doença, é necessário lidar com toda a carga psicológica. É uma dessas histórias que vamos contar hoje, porque precisamos falar cada vez mais sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, para o qual é aconselhável, a partir dos 50 anos, a realização regular de exames preventivos ao câncer de próstata.

Em janeiro deste ano, ao realizar exames rotineiros, o agricultor familiar, Alfredo José Comassetto, 71 anos, residente na localidade de Rincão dos Pires, no município de Rolador, através de uma ressonância da pelve, recebeu o diagnóstico: comprometimento neoplásico. Com a biópsia veio a confirmação de que se tratava de um pequeno tumor. “Foi um choque, afinal, era um câncer, uma doença que parece não ter cura. Que nada, pensei, vamos adiante”, conta Alfredo, que é casado com Clenir Comassetto, pai de três filhos e avô de quatro netos.

Em junho, ele foi encaminhado pelo seu médico urologista à radioterapia. “Como somos conveniados ao IPÊ Saúde, ligamos para o Hospital de Caridade de Ijuí e entramos em contato com o radioterapeuta Luis Humberto Ribas dos Santos, e foi tudo bastante rápido, já saí com pré-agendamento para as radioterapias e encaminhamento para o médico oncologista, Edílson Walter. A partir daí, dei início a meu tratamento, sempre acompanhado de minha família, assíduos e confiantes, pois estávamos diante de uma referência hospitalar bastante conceituada em alta complexidade, que é o HCI de Ijuí”, frisa Alfredo, que iniciou as sessões de radioterapia na primeira semana do mês de agosto.

“Seguimos nosso percurso diariamente, fazendo em torno de 250 quilômetros por dia, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que realizava o transporte duas vezes por semana, e nos demais dias fazíamos com recursos próprios. Sempre tive o acompanhamento dos médicos Humberto e Edílson, e, aqui, quero destacar também a receptividade dos atendentes de setores. Muito mais que isso, o profissionalismo de cada um. Observa-se a organização em tudo, pastinha por pastinha, de tantas e tantas pessoas, que diariamente buscam atendimento. Não se via atrapalho de funcionários. A higienização perfeita. Presenciamos certas impaciências de pessoas a serem atendidas, como se fossem as únicas que aguardavam, por outro lado, também vimos pessoas doentes sozinhas, o que é muito triste. Na Radioterapia, setor que mais tivemos acesso, é maravilhoso, sempre fomos recebidos com sorriso de cura e com muito profissionalismo. Foram tão rápidos os encontros, que passaram despercebidos. Concluí as 39 sessões de radioterapia, e para comemorar fizemos uma festa de cura, porque, com certeza, tínhamos essa crença, e ela aconteceu em 8 de novembro de 2021”, comemora Alfredo.

O momento, de muita emoção, quando o senhor Alfredo tocou o Sino da Cura, localizado na entrada da Radioterapia, teve a presença da esposa, filhos, noras e netos, e do grande amigo e conterrâneo, Xirú Missioneiro, além de todos os colaboradores do setor. “Foi um momento especial, para mim como paciente e para os demais que buscam a cura, e, com certeza, para o HCI. É algo significativo, porque este era meu objetivo, sair feliz, contente pelo atendimento e com a próstata curada. Um momento simples, mas com grande significado. Deixamos uma simples lembrança a todos os envolvidos em meu tratamento e que estavam no setor naquele horário. E deixo aqui um recado a vocês, amigos, colegas homens de nossa região, não tenham vergonha de comentar sobre a sua saúde, principalmente quando se trata da próstata, que é um órgão importante do nosso corpo, assim como os demais. Faça seu exame anualmente, não espere para depois, porque nesse depois podemos dizer: babaus tia Chica. Pode ser bastante tarde, e daí não adianta mais reclamar. Amigo homem, valorize as pessoas que estão ao seu redor, principalmente sua esposa, companheira, e a minha chamo de rainha, valorize os profissionais da Saúde e acredite na Ciência, lembre-se de que estamos no Século 21. Ser herói é se cuidar, e eu sou um deles! Muito obrigado a todos.”

error: Este conteúdo está protegido!