Instituição filantrópica com 80% dos atendimentos realizados via Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) conta com a ajuda da população para seguir qualificando seus serviços, renovando o Parque Tecnológico e ampliado sua estrutura para abrigar cada vez mais inovações. Uma das formas de contribuir com o maior hospital filantrópico do interior do Estado, que conta com 1,2 mil colaboradores, mais de 200 médicos especialistas e abrange a uma população de 1,5 milhão de pessoas na Macrorregião Missioneira, é destinando parte do valor do Imposto de Renda ao HCI, no momento em que for feita a declaração. Com essa iniciativa, é possível ajudar centenas de pessoas, e sem pagar nada a mais por isso.
É importante frisar, que não se trata de doação, mas a destinação de uma cota de até 6% do que seria pago à Receita Federal, no caso de pessoas físicas, na Declaração Completa, e de 1% para pessoa jurídica – desde que sejam tributadas com base no Lucro Real e no decorrer do Ano-calendário. As destinações feitas via declaração são repassadas diretamente ao Fundo Municipal do Idoso, gerido pelo Conselho Municipal do Idoso (Comui) e fiscalizado pelo Ministério Público.
Uma das vantagens em realizar essa destinação, diretamente da declaração do IR, é que o contribuinte tem autonomia sobre o destino de parte do seu imposto devido, que irá para o financiamento de projetos que beneficiam a população, que, no caso do HCI, se referem ao tratamento de câncer. O último investimento feito pelo Hospital, com recursos via Comui, foi na construção da nova Ala do Cacon, recentemente inaugurada, nas fases 1 e 2, com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e que ainda necessita de R$ 1,3 milhão para ser concluída.
“O hospital passa por uma transformação, onde existe um novo modelo de gestão, pautado pela transparência e isso traz credibilidade para que empresas e pessoas físicas possam doar através da dedução do Imposto de Renda, e contamos com o apoio de sempre”, reforça o coordenador de Relações Institucionais, Allan Fonseca.
Para isso, basta depositar na conta do Fundo Municipal do Idoso, CNPJ: 20.071.961/00001-02, conta: 0220 (Ijuí), banco 041, Banrisul. É imprescindível que o comprovante de depósito seja enviado para captacoes01@hci.org.br, e também os dados do doador – razão social ou nome, CNPJ ou CPF, endereço e telefone -, para que seja solicitado o recibo ao Comui. “No caso da Pessoa Jurídica, deve ser feita, obrigatoriamente, para poder validar a destinação, até dezembro deste ano”, explica a administradora do setor de Captação de Recursos do HCI, Cáren Bittencourt.
Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp 55 9 8179 0045 ou pelo telefone 3331 9300, ramal 9699.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000