Ações direcionadas ao reforço na segurança do paciente e na qualificação do atendimento prestado por seus colaboradores, são constantes no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).
O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi instituído pela Portaria N° 529/2013, por meio do qual são trabalhadas seis metas: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação dos profissionais da Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e de lesão por pressão.
Neste sentido, existem diferentes comissões no HCI, que abordam cada uma das Metas da Segurança do Paciente, atendendo ao disposto na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, de 25 de julho de 2013, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que promovem a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da Saúde, disseminando a sistemática da cultura de segurança, além de articular a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento dos serviços prestados em Saúde pelo Hospital.
Para abordar a Meta 1, a Comissão de Identificação do Paciente, formada por uma equipe multidisciplinar, propõe ações para sensibilização e mudança de atitudes, e, desde o mês passado, realiza a Pescaria da Identificação do Paciente, nas unidades assistenciais e administrativas do HCI. A dinâmica consiste em envolver o colaborador nesse processo, a partir de questionamentos sobre a identificação do paciente.
“Esta abordagem tem o propósito de reforçar a rotina estabelecida para identificação dos pacientes no Hospital, otimizando a segurança deles e também dos colaboradores que prestam o cuidado”, informa a enfermeira Fabiele Aozane Cigana, integrante da Comissão de Identificação do Paciente.
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