Com um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue é possível salvar a vida de pessoas que passam por tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. O sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser vital para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.
O sangue é insubstituível e uma única doação pode salvar até quatro vidas. Por isso, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) reforça constantemente a importância da doação regular e espontânea, a exemplo do Colégio Tiradentes, que estimula o gesto solidário entre seus estudantes, todos os anos. Ao longo deste mês, grupos de alunos realizaram doações ajudando a manter os estoques do Banco de Sangue abastecidos, ação que não deve se limitar a datas específicas ou quando algum conhecido estiver precisando.
“Diariamente precisamos de 20 a 25 coletas em média por manhã, e estamos conseguindo mantê-las. Através dos agendamentos, quando temos mais pacientes precisando de transfusões, aumentamos o número de coletas”, conta a assistente social do Banco de Sangue do HCI, Paula Kuenzel.
Em novembro, o HCI promove o tradicional GreNal Solidário, que nesta edição completa 10 anos, e deverá mobilizar um número expressivo de doadores. Faça sua parte, independentemente de vínculos afetivos. Para facilitar, o Banco de Sangue dispõe de agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3331 9373 ou no whatsapp 9 8176 3993.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000