HCI lança 1º Desafio Solidário

  • 27 de setembro de 2021
visita-a-apae6598e223629e46a0586554c9e35ea5ef

A pandemia de covid-19 reafirmou o que já era de conhecimento geral a solidariedade é poderosa, e à medida que se multiplica leva esperança a quem mais precisa, e se torna um hábito. O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), enquanto instituição filantrópica, além de promover o acesso universal à Saúde via SUS, consciente de sua responsabilidade social promove, participa e apoia ações em prol do desenvolvimento comunitário, evoluindo a cada passo. A nova diretoria voluntária entende a necessidade de resgatar as raízes filantrópicas da instituição de Saúde e dá início ao desenvolvimento de uma série de ações junto à comunidade.

Na quarta-feira pela manhã, dia 22, o presidente do HCI, Douglas Uggeri, visitou a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ijuí, Avani Zwanziger, com o objetivo de conhecer a estrutura da entidade, que é mantenedora da Escola de Educação Especial Recanto da Esperança e da Clínica Multidisciplinar e presta atendimento a 470 pessoas, e propor parcerias a fim de contribuir com a redução do déficit mensal e dos impactos gerados pela pandemia.

Durante a visita, Avani apresentou ao presidente do HCI as dificuldades enfrentadas pela Apae, que hoje conta com 131 famílias em seu serviço de Assistência Social, através do qual contribui para a prevenção e/ou proteção à situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social da pessoa com deficiência, com ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar, e que dependem prioritariamente da ajuda da entidade. Muitas destas famílias se encontram em sérias dificuldades, algumas sem acesso a saneamento básico e em risco alimentar. Com a pandemia, o quadro se agravou devido ao cancelamento das aulas para atender aos protocolos de segurança e à redução dos atendimentos em saúde, fundamentais para as pessoas com deficiência. Essa realidade é uma preocupação constante da Apae, que necessita de recursos para fazer frente a demanda, que cresce a cada dia.

A partir deste encontro, algumas ações foram alinhadas. A primeira inicia-se hoje, com uma Campanha de Arrecadação de Alimentos, que envolverá colaboradores e o corpo clínico do HCI, em parceria com a Fundação John Deere – SLC Máquinas Ijuí, e em benefício também da Apae. O HCI tem a meta de arrecadar 500 quilos de alimentos até dia 30 de setembro, e a John Deere por sua vez dobrará o total doado, ou seja, doará uma tonelada. Metade do que for arrecadado, o HCI destinará à Apae.

Para isso, a instituição de saúde começa uma força-tarefa na busca por bater essa meta, e lançou hoje 1º Desafio Solidário HCI, em que todos os colaboradores do HCI se organizarão, dentro de suas unidades, em equipes de, no máximo, 30 pessoas, com a missão de arrecadar o maior número de alimentos até o prazo estipulado pela John Deere. Vence a equipe que alcançar a maior média proporcional de alimentos arrecadados em relação ao número de participantes.

Em agradecimento à participação, a equipe vencedora receberá uma rodada de pizza e um mimo, que será entregue pelo presidente Uggeri, em um momento de confraternização. Ao apresentar o desafio para os profissionais, Uggeri, ao lado do 1º secretário, Marco Antonio Sagave, destacou a importância da ação, não somente para os pacientes do HCI, mas pela oportunidade de poder ajudar quem também precisa. “Eu não conhecia a estrutura da Apae, que conta com mais de 27 profissionais, realiza atendimentos tanto na área da Educação Especial quanto na Saúde a pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, e fiquei impressionado, inclusive recomendo a quem puder, que faça uma visita a eles. Gostaríamos de contar com vocês, nossos colaboradores, que são o Hospital de Caridade, que são os que movem essa instituição diariamente, sem os quais o HCI não existe, nesse desafio para que tenhamos êxito.”

Ainda durante a visita à Apae, ao ter conhecimento da realidade da Clínica Multidisciplinar, que presta atendimento a pessoas de Ijuí e região, e que enfrenta dificuldades financeiras, Uggeri propôs uma parceria envolvendo a Residência Médica. A Apae fará um levantamento das áreas em que seus assistidos, estudantes e funcionários precisam de atendimento em saúde e o HCI disponibilizará consultas, sem custos, feitas por residentes, conforme a demanda.

Avani agradeceu a visita, destacando que o HCI vive um novo momento, em que pela primeira vez abre as portas para a Apae, e passa a se integrar à comunidade. Uggeri se comprometeu, em nome da instituição de Saúde, em ajudar a minimizar as dificuldades dentro daquilo que estiver ao alcance do HCI. Somos uma instituição filantrópica, temos a obrigação de ajudar, e assim o faremos, para que o slogan de que o HCI é da comunidade, não seja apenas palavras, mas se torne uma prática, um hábito. “Agora, temos a meta de arrecadar 500 quilos de alimentos e conseguiremos, com a mobilização de todos. E faremos mais futuramente, utilizaremos nossa estrutura para fazer o bem a nossa comunidade, que nos acolhe diariamente, com a qual pudemos contar nos momentos mais críticos, chegou a hora do HCI retribuir, acentua Uggeri.”

O HCI também conta com a comunidade para arrecadar o maior número de alimentos, com pontos de coleta de alimentos nos Colégios Ceap, Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) e EFA. Quem quiser ajudar a vencer esse desafio, pode doar diretamente na instituição de Saúde ou ser um ponto de coleta. Mais informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa pelo número 55 3331 9339.

error: Este conteúdo está protegido!