O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) dá início a uma campanha que visa informar sobre a possibilidade de destinar parte do valor do Imposto de Renda à instituição de saúde, no momento em que fizer a declaração. Com essa iniciativa, é possível ajudar centenas de pessoas, e o mais importante: não é pago nada a mais para isso.
Não se trata de doação, mas destinação de uma cota de até 6%do que seria pago à Receita Federal em caso de pessoas físicas na Declaração Completa, e de 1% para pessoa jurídica, nesse caso, desde que sejam tributadas com base no Lucro Real e no decorrer do Ano-calendário. As destinações feitas via declaração são repassadas diretamente ao Fundo Municipal do Idoso, gerido pelo Conselho Municipal do Idoso (Comui) e fiscalizado pelo Ministério Público.
Uma das vantagens em realizar a doação diretamente da declaração do IR é que o contribuinte tem autonomia sobre a destinação de parte do seu imposto devido irá para o financiamento de projetos que beneficiam a população, que, no caso do HCI, se referem ao tratamento de câncer. A ampliação do Cacon, em andamento, está na sua terceira e última etapa e contempla os ambulatórios e a quimioterapia, mas ainda necessita de R$ 1,3 milhão para ser concluída. “Mais importante de tudo é a solidariedade e a empatia num momento crítico para a Saúde Pública. Essa participação via dedução do Imposto de Renda mostra a importância de um hospital regional. Estamos à disposição para tirar dúvidas e ajudá-los no que for necessário, e solicitamos a atenção dos contadores de Ijuí e região para nos dar uma força”, reforça o coordenador de Relações Institucionais, Allan Fonseca.
OHCI, referência para 120 municípios da Macrorregião Noroeste do Estado e abrangência a 1,5 milhão de pessoas, atua em diferentes frentes de trabalho, que visam a qualificação e ampliação de serviços. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que busca parceria e apoios para se manter competitiva e resolutiva, oferecendo alternativas de doações que ajudam muito nessa caminhada. Uma delas é a opção da dedução no Imposto de Renda. Para isso, basta depositar na conta do Fundo Municipal do Idoso, CNPJ: 20.071.961/00001-02, conta: 0220 (Ijuí), banco 041, Banrisul. É imprescindível que o comprovante de depósito seja enviado para captacoes01@hci.org.br, e também os dados do doador – razão social ou nome, CNPJ ou CPF, endereço e telefone -, para que seja solicitado o recibo ao Comui. “No caso da Pessoa Jurídica, deve ser feita, obrigatoriamente, para poder validar a destinação, até dezembro deste ano”, explica a administradora do setor de Captação de Recursos do HCI, Cáren Bittencourt.
Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp 55 9 8179 0045 ou pelo telefone 3331 9300, ramal 9699.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000