Escolinha do HCI desenvolve o projeto Caçadores de Emoções

  • 3 de setembro de 2021
escola-hci-projeto-monstrinhos-3-9-2021-20addec685c3c4f5f17fe7a909b99542e

Durante os meses de julho e agosto, a turma do Maternal I da Escola do HCI e as professoras Andreia Müller de Campos e Edileusa Cerezer da Rosa trabalharam com o projeto Caçadores de Emoções, com o objetivo de conhecer cada um dos alunos. Elas explicam que é importante iniciar o processo logo nos primeiros dias de aula, porque quanto maior for esse conhecimento, maior será a eficácia da ação pedagógica, pois, a partir disso, é possível mobilizar interesses, curiosidades, conhecimentos prévios, aspectos das histórias de vida para articular com os conhecimentos que integram o currículo a ser desenvolvido.

Segundo o jornalista científico estadunidense, autor de livros sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais, Daniel Goleman, “emoções são sentimentos que se expressam por impulsos e numa vasta gama de intensidade, gerando ideias, condutas, ações e reações. Quando trabalhados, equilibrados e bem conduzidos transformam-se em sentimentos elevados, sublimados, tornando-se, aí sim, virtudes.”

O papel das emoções nas aprendizagens e nos relacionamentos dentro da escola exige que se pense em educá-las e em fazer com que os alunos também se tornem aptos a lidar com suas frustrações, que aprendam a negociar com os outros e a reconhecer as próprias angustias e medos.

A escola, conforme as professoras, enquanto espaço de relacionamento humano, deve direcionar sua atenção para as habilidades emocionais de cada aluno, olhando cuidadosamente para o desenvolvimento de sua capacidade de se relacionar bem com os outros e consigo mesmo.

Como parte das atividades desenvolvidas durante o projeto foram realizados Os monstrinhos das emoções, em que cada criança personalizava seu bonequinho relacionando-o à emoção trabalhada no momento. Com rolos de papel higiênico e participação das famílias, os pequenos criaram seus próprios monstrinhos.

error: Este conteúdo está protegido!