Crianças aderem à campanha de doação de cabelos do HCI

  • 1 de setembro de 2021
milena-site86c3cb889324158e5d97a2209ba42262

A cada dia que passa a comunidade demonstra solidariedade com os pacientes do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Desta vez, a boa ação partiu da pequena Milena Martins Zanella Bones, 5 anos, que por iniciativa própria pediu à mãe, Maristela Martins, que queria cortar os cabelos e doar as mechas à campanha realizada pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Envolvida no ato de ajudar, Milena veio pessoalmente fazer a entrega, sendo recebida pela assistente social do Cacon, Ivanir Fischer. As mechas serão utilizadas na confecção de perucas para as pacientes em tratamento oncológico na instituição.

Ivanir frisa que as crianças são justamente as que mais realizam doações ao projeto. “Elas são mais sensíveis, temos algumas que já estão doando pela quarta vez, e que avisam às mães que deixarão o cabelo crescer para doar às tias que realizam tratamento no Hospital. Para se ter uma ideia, recebemos de todos os lugares, pelos Correios, a Secretaria Municipal de Saúde nos traz, as crianças nos ligam, e assim vamos fazendo essa corrente do bem”, pontua.

O diagnóstico de câncer traz inúmeras preocupações, e uma delas é encarar a perda dos cabelos, que costuma acompanhar as sessões de quimioterapia. Com ações simples, essas inquietações podem ser amenizadas. Uma peruca, por exemplo, pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença.

Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existe cada vez mais gente interessada em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas que não sabem como fazer isso. Para solucionar essa lacuna, desde 2016, o HCI desenvolve a campanha de incentivo à participação no projeto Fios que transformam vidas, realizado em parceria com a ONG Penélopes Solidárias, de Passo Fundo, por meio do qual são recebidas as mechas de cabelo de doadores para confecção de perucas, que são doadas às pacientes que lutam contra o câncer de mama na instituição.

“Percebemos a necessidade devido ao aumento de pacientes e tínhamos poucas perucas de cabelo. A comunidade tinha interesse em doar, mas não tínhamos quem fizesse as perucas. Por meio do projeto, a cada um quilo de cabelo que arrecadamos, recebemos uma peruca para nossas pacientes, sem custo algum”, conta Ivanir.

Para incentivar as doações, a equipe do Cacon divulgou o projeto nas escolas, nas redes sociais e junto aos Poderes. “Hoje, quando o tratamento tem início, principalmente em pacientes com câncer de mama, que na segunda quimioterapia começam a perder cabelo, já temos as perucas e as disponibilizamos, assim como turbantes e lenços, e tudo é a partir de doações da comunidade.”

As mechas doadas devem ter, no mínimo, 15 centímetros e é importante avisar ao cabeleireiro, para que o cabelo seja cortado com uma técnica específica e antes de ser umedecido.

error: Este conteúdo está protegido!