O risco de infecção respiratória diminui quando pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) recebem cuidados de umcirurgião-dentista. A boca, como um reservatório natural de bactérias por suas características de temperatura, umidade, pH e nutrientes, é um ambiente que deve ser controlado. Esses microrganismos, se aspirados, podem causar pneumonia ao encontrar secreções nos pulmões, e as infecções respiratórias associadas à ventilação mecânica estão entre os principais agravos nesses pacientes. Estudos estimam que o risco de pneumonia seja entre seis e 21 vezes maior.
Com objetivo de reduzir esses riscos e qualificar o serviço prestado, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) promoveu um treinamento em Saúde Oral nas UTIs, ministrado pela cirurgiã-dentista, Tassiane Vione Deboni, direcionado às equipes de Enfermagem, responsáveis pela higienização bucal destes pacientes. A atividade faz parte do Protocolo Padrão de Higiene Bucal, que deve ser instituído em todas as UTIs, jáimplantado no HCI desde 2017, com base nos protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“É realizado para o controle de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), sendo necessário a correta higienização bucal dos pacientes internados em UTI. Quem faz essa higienização são os técnicos, com orientação do cirurgião-dentista”, explica Tassiane. “Há um protocolo para que isso seja feito. Estudos mostram as regras que devem ser seguidas para o controle. Mantendo a cavidade bucal higienizada conseguimos reduzir os índices de infecção da PAV. Um cirurgião-dentista dentro de uma UTI é de suma importância para o Hospital, porque controlando a PAV, conseguimos diminuir o uso de medicamentos, o tempo de internação do paciente dentro da Unidade e, consequentemente, reduz-se os custos para a instituição.”
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000