O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bozano, realizada nesta segunda-feira, 15, representado pelo presidente Douglas Prestes Uggeri e pelo diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.
Na ocasião, o presidente do Legislativo, Elton Schwancke, apresentou ao Executivo Municipal — representado pelo prefeito Geder Mori e pelo vice-prefeito Clovis Copetti — uma indicação de sugestão para que as sobras de recursos financeiros do Legislativo, referentes ao exercício de 2025, sejam destinadas ao HCI. Os recursos deverão contribuir para a reforma dos leitos da unidade de Clínica Cirúrgica, que é 100% destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda não há uma estimativa precisa do valor das sobras do Legislativo de Bozano, porém o parlamentar espera que o montante alcance os R$ 90 mil necessários para a reforma de um quarto. “Não há quem seja da região que nunca tenha precisado de atendimento do HCI, e essa é uma forma de valorizar e devolver um pouco do que o hospital faz pela população de toda a região, incluindo o município de Bozano”, destacou Schwanke.
Em sua manifestação, o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, reforçou a parceria consolidada com o município de Bozano. “Bozano sempre esteve ao nosso lado, contribuindo na reforma dos leitos da Covid-19 e da Clínica Médica. Não poderia ser diferente neste momento. Agora, com a necessidade de reforma dos leitos SUS da unidade de Clínica Cirúrgica, não esperávamos outra postura deste município, que é um dos que mais abraçam e valorizam o HCI. Nossa luta é permanente: melhorar as condições para os pacientes, oferecer um parque tecnológico completo e contar com profissionais capacitados para garantir atendimentos de excelência. Agradecemos aos vereadores e ao prefeito Geder Mori, que acreditam no HCI. Tenham a certeza de que esse recurso será bem aplicado na saúde”, afirmou.
Além do Legislativo de Bozano, a Prefeitura de Catuípe, liderada pelo prefeito Paulo Dalla Corte, já confirmou que viabilizará a reforma de um quarto da Clínica Cirúrgica. Também estão em tratativas os municípios de Coronel Barros, Joia e Ijuí, que já sinalizaram interesse em contribuir com a obra, orçada em R$ 1,2 milhão.
Sobre a Clínica Cirúrgica
A Unidade de Clínica Cirúrgica conta com 28 leitos, distribuídos em quatro enfermarias e seis quartos semi-privativos. Parte dos ambientes de apoio já começou a ser reformada com recursos próprios do hospital. Atualmente, a unidade encontra-se temporariamente fechada para obras, com os pacientes realocados para outras áreas de internação. A reforma dos quartos deverá iniciar assim que o aporte financeiro estiver disponível na conta da instituição.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000