UTI Neonatal do HCI celebra 25 anos de cuidado e histórias de vida

  • 17 de outubro de 2025
bc0d1ed6-f764-4ffb-8f9b-0ea3f55a0d23

Há 25 anos, no dia 16 de outubro de 2000, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) inaugurava sua UTI Neonatal, que à época funcionava como uma UTI mista, atendendo recém-nascidos e crianças.
Na noite desta quinta-feira, 16, a diretoria do HCI, juntamente com colaboradores, ex-colaboradores, médicos e imprensa, celebrou essa trajetória marcada por conquistas e histórias de superação, durante uma confraternização especial realizada na Casa do HCI, na Expofest.

O encontro foi repleto de emoção e recordações, com a exibição de um vídeo que reuniu depoimentos de colaboradoras, de uma médica e de uma ex-paciente, relembrando momentos marcantes e o impacto do serviço ao longo dos anos.

O médico pediatra e coordenador técnico da Unidade, Mauricio Bortolini, agradeceu a todos os profissionais da UTI e do hospital, destacando o comprometimento e a dedicação das equipes ao longo dessas duas décadas e meia. Ele reforçou que a UTI Neonatal “é um espaço altamente qualificado, voltado ao cuidado intensivo de recém-nascidos que necessitam de suporte vital nos primeiros dias de vida. Mais do que um conjunto de equipamentos e protocolos, é um ambiente onde a tecnologia avançada se alia ao cuidado humano para oferecer aos bebês mais frágeis a oportunidade de crescer, respirar e viver — e, no futuro, poder escrever uma longa história de vida”.

Em sua fala, a enfermeira gestora da UTI Neonatal, Daiana Zambonato, ressaltou que chegou ao serviço pioneiro quando ele já estava consolidado, e que considera uma missão dar continuidade a esse trabalho que traz tantos benefícios ao município, à região e ao estado.
“Agradeço profundamente aos profissionais que foram os precursores da UTI Neonatal, que persistiram e construíram as bases para que hoje o serviço siga forte e saudável, cuidando com excelência dos recém-nascidos. Cada bebê que passou por nossas mãos, cada plantão, cada intercorrência bem-sucedida são motivos de gratidão e orgulho para toda a equipe”, destacou.

Encerrando o momento, o tesoureiro da diretoria do HCI, Carlos Alberto Scapini, compartilhou um relato emocionante sobre quando precisou do serviço no nascimento de sua filha, há mais de duas décadas. “É um orgulho sem tamanho falar em nome da diretoria, olhando para a dra. Luciana Faustini, que cuidou da minha filha há 20 anos, por 30 dias, nessa maravilhosa UTI, com tanto carinho. Agora ela está grande, fazendo Medicina e, se Deus quiser, vai vir fazer estágio aqui com vocês. O coração transborda de alegria em ver um local com tanto amor e dedicação completando 25 anos. Temos um significado enorme para a saúde da região — todo o hospital, mas especialmente a UTI Neonatal, que salva tantas vidas”, expressou Scapini.

error: Este conteúdo está protegido!