O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) está participando do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Nos dias 27 e 28 de agosto, representantes do projeto estiveram na instituição para acompanhar o monitoramento de processos e indicadores.
Desde o início da implementação, em outubro de 2024, diversas ações foram adotadas no HCI. Entre elas, destaca-se a implantação do Kanban nas Unidades de Internação, uma ferramenta de gestão visual que adapta o método japonês de controle de produção para otimizar o fluxo de trabalho e a gestão de leitos hospitalares. Outra medida importante foi a adoção do Huddle Diário no serviço de Urgência e Emergência — uma reunião breve, estruturada e periódica entre líderes das equipes assistenciais e administrativas, com o objetivo de avaliar rapidamente a situação da emergência e de outros setores envolvidos no atendimento aos pacientes.
O projeto é baseado em metodologias de gestão voltadas à eficiência, com foco na qualificação do atendimento, na redução do tempo de espera e na reorganização dos fluxos hospitalares. Atualmente, o HCI está na fase final da iniciativa.
“Ao longo do processo, foi registrada uma evolução significativa nos indicadores assistenciais, o que reforça a relevância do projeto e o comprometimento das equipes na busca contínua pela excelência no cuidado ao paciente”, destaca Diogo Cigana, diretor assistencial do HCI.
A última visita presencial dos consultores ao hospital está prevista para setembro, mas o acompanhamento seguirá até o fim do ano, por meio de reuniões virtuais.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000