HCI se mobiliza para construir o Hospital do Câncer Infantil

  • 9 de novembro de 2023
Dr. Douglas

Referência para mais de um terço da população do Rio Grande do Sul e com o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do interior do Estado, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) está buscando recursos para viabilizar a construção do Hospital do Câncer Infantil. Para que a iniciativa saia do papel, no entanto, a diretoria da Instituição está percorrendo os municípios da região a fim de sensibilizar a comunidade, prefeitos e vereadores para que apoiem a causa. Atualmente, o hospital mais próximo para atender esse público fica em Passo Fundo, a 170 quilômetros de Ijuí.

“Estamos visitando os municípios para que estejam conosco na concretização desse sonho. No primeiro semestre de 2024, nossa equipe técnica estará com a parte arquitetônica projetada, então, vamos apresentar nosso projeto para os deputados da bancada gaúcha, em Brasília”, explica o Gerente de Relações Institucionais do HCI, Allan Fonseca.

Além dos cuidados assistenciais com os pacientes pediátricos, o Hospital do Câncer Infantil ainda terá um espaço de acolhimento para que as famílias possam acompanhar as crianças no decorrer do tratamento.

“Hoje as famílias sofrem muito com o deslocamento, então nossa ideia é construir um prédio novo, com UTI pediátrica, ambulatório e toda a linha de cuidados necessária para bem atender a crianças e adolescentes com câncer, além dos seus familiares que precisam acompanhá-los. Queremos tratar o paciente e cuidar de todos que estão à sua volta”, destaca o médico Douglas Prestes Uggeri, presidente do HCI.

Uggeri é otimista sobre o futuro do projeto e a realização do objetivo da diretoria do Hospital. “Quando dermos abertura ao Hospital do Câncer Infantil será histórico para nós e para a região, como foi com a criação do CACON e do Instituto do Coração (Incor), que só aconteceram porque existiam sonhos e pessoas que acreditaram. Aqui, temos indivíduos que acreditam, que trabalham, se importam com a comunidade e vão atrás, então, não tenho dúvidas de que tiraremos esse projeto do papel”.

O HCI tem 79% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém uma oncologia adulta que atende 95% via SUS, linha que deve ser seguida com o novo hospital.

Para a construção do projeto, o HCI buscou referências em grandes instituições destinadas ao tratamento do câncer infantil como o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), de São Paulo; o Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos; e no Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba.

error: Este conteúdo está protegido!