Hospital de Clínicas Ijuí conscientiza população sobre os riscos do AVC

  • 6 de novembro de 2023
AVC2

Uma das doenças que mais matam no Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) registrou 85 mil vítimas somente no ano de 2022. Entre seus principais sintomas estão dor de cabeça forte sem razão aparente, dormência na face, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo, e dificuldade na fala e confusão mental.

O AVC acontece quando o sangue não chega a alguma parte do cérebro. Existem dois tipos da doença: o isquêmico, que ocorre quando há um bloqueio na artéria que irriga o cérebro; e o hemorrágico, deflagrado pelo rompimento de vasos sanguíneos, provocando o AVC, também conhecido como derrame.

Devido à gravidade da condição, é fundamental saber reconhecer os sintomas para buscar ajuda e conseguir socorro no menor tempo possível. O Hospital de Clínicas Ijuí é, desde 2021, habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III ao paciente com AVC na macrorregião, serviço que acelera o socorro e diminui a probabilidade de morte pela doença.

De acordo com o médico Neurologista do HCI, Dr. Roger Vicente Zanadrea, a Unidade AVC do HCI é primordial para o tratamento da fase aguda da doença, ou seja, nas primeiras quatro horas e meia do início dos sintomas. “Nesse período conseguimos usar uma medicação para tentar desobstruir esse vaso e reduzir as sequelas a longo prazo, a alteplase, e contamos com uma equipe multidisciplinar, acostumada a tratar e remanejar pacientes com AVC. É feita a investigação etiológica da causa para seguir com a prevenção secundária e evitar a ocorrência de eventos futuros. Após, tem início a reabilitação, quando o paciente é encaminhado para o ambulatório do hospital no pós-alta”, explica.

Aumentam a probabilidade de AVC a hipertensão, o diabetes, tabagismo e dislipidemia (presença de níveis elevados de gorduras no sangue), sendo que 80% dos casos podem ser evitados com o controle desses fatores.

Para alertar a comunidade sobre os fatores de risco, sinais de alerta e serviços prestados pela instituição, o HCI realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial do AVC, celebrado no dia 29 de outubro. O evento aconteceu no último sábado, 4, na Praça da República, com verificação de pressão arterial e orientações à comunidade, promovido pela equipe multiprofissional de atendimento ao AVC do HCI, em conjunto com a Liga Acadêmica de Neurologia da Unijuí – Laneuro.

error: Este conteúdo está protegido!