HCI promove ações de incentivo ao aleitamento materno

  • 28 de agosto de 2023
mae

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) encerrou as atividades do Agosto Dourado com o 2º Mamaço, realizado neste domingo, 27, no campus da Unijuí, com os objetivos de promover a amamentação e estimular o aleitamento materno.

A ação faz parte da busca pelo selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma certificação de qualidade conferida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, e o diretor-geral do HCI, Jeferson Machado Pereira, prestigiaram o evento.

A programação foi pensada pelas equipes do Banco de Leite Humano e Maternidade para conectar ainda mais mamães e bebês, e contou com exercícios propostos por profissionais de fisioterapia e educação física, Cantinho da Amamentação personalizado para fotos, água quente e erva para chimarrão, brinquedos para as crianças, lanche, teste para glicose e sorteio de brindes.

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do HCI, Daniele Schott, ressalta alguns dos benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê: “Além do fortalecimento do vínculo entre os dois, o leite materno é considerado a primeira vacina da criança porque, através dela, a mãe e vai passar todos os anticorpos que ela contém na sua imunidade para o bebê. Também é de fácil digestão e promove um melhor desenvolvimento para a criança. Para a mãe, reduzirá a incidência de doenças e irá acelerar a perda de peso, entre outros”.

A Gestora da Maternidade, Karolina Polo, explica que o HCI estimula a amamentação desde a gravidez, “já no pré-natal, com os grupos de gestantes que ocorrem a cada três meses, quando falamos sobre cuidados ao bebê, incentivo ao parto normal e aleitamento materno. Na internação a mamãe recebe as orientações da equipe da maternidade sobre o desaconselhamento sobre o uso de chupeta e mamadeira, que têm impactos negativos na amamentação”.

O contato pele a pele entre a mãe e o bebê é realizado imediatamente após o nascimento, independentemente de ser parto normal ou cesárea, com a gestante contando com uma equipe empenhada no sucesso da amamentação durante toda a estadia na instituição. “Oferecemos conforto para o posicionamento com almofadas de amamentação e cuidados com as mamas através das ‘rosquinhas de amamentação’, que são fornecidas às pacientes. Além disso, a família leva uma cartilha prática com informações acerca das dificuldades que a mãe pode ter durante o processo do aleitamento”, acrescenta Karolina.

AGOSTO DOURADO

Este ano, o tema da campanha Agosto Dourado é “Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, levantando a discussão sobre a importância da continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais. “O HCI está buscando intensificar o apoio às colaboradoras que estão amamentando, pois o ideal é que elas tenham um espaço destinado à amamentação e um horário flexível para este momento. Hoje nós temos a Escola para filhos de colaboradores e o Banco de Leite disponível. Estamos, ainda, organizando um espaço para as que trabalham em período em que o BLH não está aberto, para que elas possam amamentar ou fazer sua esgota quando não estão com seu filho por perto”, completa Daniele.

error: Este conteúdo está protegido!