Iniciativa do HCI humaniza tratamento e fortalece vínculo mãe e filho

  • 3 de outubro de 2022
whatsapp-image-2022-09-16-at-11-42-49a6c076231281f3d2edf845fc4d100248

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), através de sua Maternidade, segue inovando na linha de cuidado Materno-Infantil com foco em proporcionar maior bem-estar aos recém-nascidos durante o período em que estão na Instituição de Saúde. Desta vez, a iniciativa tem por objetivo tornar o tratamento de fototerapia para icterícia neonatal mais humanizado, durante o qual, os bebês necessitam ficar por longos períodos expostos à luz, exigindo uma proteção nos olhos.

“Utilizávamos protetores confeccionados na própria Unidade, com papel escuro e gazes,  que eram fixadas no rostinho do bebê com micropore, o que impossibilitava a retirada do protetor para amamentar, prejudicando o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de, o micropore agredir a pele sensível do bebê”, descreve a idealizadora do projeto, a enfermeira Karolina Polo.

Com o apoio do setor de Costura do HCI, foram confeccionados protetores oculares em tecido com estampas lúdicas e fixação acessível e confortável para retirada durante a amamentação. O novo protetor foi testado e aprovado pela bebê Victória, que ficou muito confortável durante o uso no colo da mamãe Caroline Cardoso.

“Após muita pesquisa sobre opções seguras, testamos as fixações de várias formas para não machucar o bebê e também bloquear completamente a luz e chegamos a esse modelo final, que tem  quatro camadas de tecido de algodão, sendo as duas camadas do meio em tecido preto. Esses protetores são laváveis, esterilizados e podem ser reutilizados. A reação das mães foi linda e emocionante e, com certeza, esse tratamento será mais leve”, acrescenta Karolina.

Para o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, iniciativas como estas são motivos de orgulho e também demonstram a constante preocupação das equipes com o cuidado dos pacientes, em todas as unidades. “Fortalecer o vínculo entre mãe e filho é primordial, principalmente nestes primeiros momentos em que ambos passam por toda uma adaptação ao tratamento”, finaliza Uggeri.

error: Este conteúdo está protegido!