A teoria e a prática andam juntas na qualificação das equipes de Enfermagem é constante no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Com este objetivo, ocorreu hoje, nos turnos da manhã e da tarde, a 1ª Jornada de Tratamento de Feridas e Estomas HCI, organizada pelo Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e pela Educação Continuada, com apoio da Gerência de Enfermagem, e contou com a participação de profissionais com experiência e atuação relevante no mercado.
Os turnos foram divididos por dois palestrantes. Pela manhã, a enfermeira dermatológica, Viviane Paz, que é assessora técnica da Samyras e consultora educacional da Ativa-Coloplast, abordou Cuidados de Enfermagem em estomas, e na sequência, a enfermeira dermatológica, Catiane Santos Luz, que possui capacitação em laserterapia e ozonioterapia e é assessora técnica da Fufamed, falou sobre Tratamento de complicações de estomas, que também trouxe cases de Avaliações de feridas e lesões da pele, à tarde.
A diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, prestigiou o evento e destacou a importância desses espaços para a qualificação dos colaboradores, principalmente para quem atua na área da Saúde, onde a busca pelo conhecimento deve ser contínua, sempre acompanhando os avanços tecnológicos em tratamento e prevenção. A enfermeira dermatológica, Gisele Czadotz, especialista em terapia por pressão negativa da Hartmann e executiva de vendas da Hartmann no Brasil, encerrou a programação com avaliações de lesões oncológicas e radiodermite.
O Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele do HCI foi fundado em 2006 e atua para garantir aos pacientes internados cuidados padronizados, tendo como objetivo promover a alta precoce através da melhoria na recuperação e maior qualidade de vida, evitando reinternações relacionadas a lesões. Coordenado pela enfermeira Lidiane Dallepiani, também é formado por 10 enfermeiros, dois fisioterapeutas e uma farmacêutica, tendo entre suas atribuições, em parceria com as empresas Coloplast e Convatec, a orientação sobre cuidados pós-alta a pacientes ostomizados.
“O processo de Educação em Saúde é fundamental para o prognóstico positivo do paciente ostomizado, visto que contribui para a promoção de autonomia, previne complicações, melhora o índice de transtornos, auxilia na melhora dos aspectos físicos, sociais e aumenta a qualidade de vida”, comenta Lidiane.
O Grupo também é responsável por avaliar e acompanhar as lesões de pele, uma vez que o cuidado de enfermagem no tratamento de feridas é fundamental. “A Enfermagem tem um maior contato com o paciente diariamente, acompanhando a evolução das lesões e orientando na realização dos curativos, realizando um planejamento do tratamento adequado”, finaliza Lidiane.
A 1ª Jornada de Tratamento de Feridas e Estomas HCI contou com apoio das empresas parceiras Kuractiva/Hartmann Brasil, Samyras/Coloplast e Fufamed/Convatec.
Av. David José Martins, 152
Centro de Ijuí - Rio Grande do Sul
CEP 98.700-000